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A violĂȘncia nas praxes acadĂ©micas: contributos para o desenvolvimento de um programa especial de proximidade
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Duarte, Felipe Pathé | |
dc.contributor.author | Jacinto, Tiago André Moutinho | |
dc.date.accessioned | 2016-11-14T14:01:15Z | |
dc.date.available | 2016-11-14T14:01:15Z | |
dc.date.issued | 2015-04-24 | |
dc.description.abstract | Os processos de interação social estĂŁo intimamente associados ao exercĂcio de violĂȘncia. Contudo, embora a sua manifestação nem sempre se exteriorize de uma forma excessiva, ela encontra-se presente no seio de uma comunidade. PorĂ©m, ela depende, em larga es-cala, tanto da perceção dos grupos sociais como da consciĂȘncia individual, a qual, nĂŁo raras vezes, Ă© influenciada pela prĂłpria sociedade. Aquilo que se assiste nas praxes aca-dĂ©micas representa uma clara evidĂȘncia dessa influĂȘncia coletiva que divide a opiniĂŁo pĂș-blica. Neste contexto, propomo-nos explorar o fenĂłmeno da praxe nas suas diversas di-mensĂ”es, sendo que o nosso objeto de estudo serĂĄ direcionado para o problema da vio-lĂȘncia exercida nessas prĂĄticas. Deste modo, uma vez compreendidos os seus contornos, o debate incide sobre a necessidade do desenvolvimento de um programa especial de proximidade para os estudantes do ensino superior que incorpore, entre outras temĂĄticas, a mediação da violĂȘncia no Ăąmbito das praxes acadĂ©micas. Para o efeito, alĂ©m da vasta revisĂŁo bibliogrĂĄfica e documental, Ă© de realçar o importante contributo das entrevistas levadas a cabo, que confrontam posiçÔes de responsĂĄveis e professores universitĂĄrios, especialistas na ĂĄrea do Direito Penal e dos Direitos Fundamentais, bem como responsĂĄ-veis policiais pela promoção de campanhas e programas de proximidade locais com estu-dantes do ensino superior. Ainda que com algumas condicionantes, as opiniĂ”es confirmam essa necessidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | The social interaction processes are intimately associated to the practice of violence. However its manifestation is not always excessive, it is always present in the midst of a community. Still it depends in a large scale as much on the perception of the social groups as on the individual conscience, which is not rarely influenced by the society. What we can see in academic praxis is a clear evidence of that collective influence which divides the public opinion in movements against and in favour. In this context we propose to explore the praxis phenomenon in its different dimensions with the object of study being narrowed down to the problem of violence practiced in those praxis. Once understood their outlines, the debate consists in the urge to build special proximity programmes to the university students which embody, among other themes, the mediation of violence in academic praxis context. For that purpose, besides the bibliographic and documental revision, we should enhance the important role of the conducted interviews that oppose responsible agents and university teacherâs positions, specialized in criminal law and fundamental rights, as well the police agents responsible for some campaign and local proximity programmes with university students. Despite having some constraints, opinions partly support this need. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201010020 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15434 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ViolĂȘncia | pt_PT |
dc.subject | Praxes académicas | pt_PT |
dc.subject | PolĂcia | pt_PT |
dc.subject | Programa de proximidade | pt_PT |
dc.title | A violĂȘncia nas praxes acadĂ©micas: contributos para o desenvolvimento de um programa especial de proximidade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de CiĂȘncias Policiais e Segurança Interna | |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado Integrado em CiĂȘncias Policiais / XXVII Curso de Formação de Oficiais de Policia | pt_PT |