| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.29 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivos: Determinar qual a influência da estética dentária na perceção das características atléticas, sociais, académicas e de liderança, por parte de alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade.
Materiais e métodos: Foram tiradas 10 fotografias de rosto frontais com sorriso social a crianças dos 10-14 anos. O sorriso foi alterado digitalmente de forma a criar um sorriso ideal e um não ideal a partir de cada fotografia. Com estes sorrisos modificados construímos dois questionários em que os avaliadores, mediante uso de uma Escala Visual Analógica (EVA), registavam o seu grau de concordância com afirmações
relativas a cinco características.
Resultados: 147 avaliadores (74 rapazes e 73 raparigas), independentemente das caraterísticas a avaliar, atribuíram valores mais elevados às fotografias de sorriso ideal. Os rapazes fizeram apreciações mais elevadas em todas as caraterísticas independentemente da fotografia, tendo sido as raparigas mais exigentes e críticas, conferindo valores mais baixos.
Conclusão: Numa primeira impressão, crianças com sorriso ideal, ou seja com dentes alinhados e com formato regular, são consideradas mais bonitas, atléticas, populares, inteligentes e com maior espírito de liderança, demonstrando o impacto que o tratamento ortodôntico pode ter no aumento da qualidade de vida.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Keywords
Estética dentária Sorriso Perceção visual Aparência facial
