Repository logo
 
Publication

O Projeto OPTIBEST Uma Aplicação de Marketing Social e o seu impacto na comunidade académica do INETE

dc.contributor.advisorVarela, Miguel
dc.contributor.advisorTrindade, Pedro
dc.contributor.authorLopes Firmo, João Fernando
dc.date.accessioned2020-06-24T15:36:20Z
dc.date.available2020-06-24T15:36:20Z
dc.date.issued2020-03-05
dc.date.submitted2020-01-14
dc.description.abstractCom o desenvolvimento da tese foi possível comprovar, a importância e oportunidade do projeto OPTIBEST, assim como a importância das técnicas de Marketing de Serviços e Social aplicadas ao projeto real, inserido no âmbito do programa pedagógico do curso de Ótica Ocular do INETE, e implementado num espaço e num contexto de ambiente escolar, mas com objetivos de serviço à comunidade. Mais concretamente, a problemática consiste, por um lado, na validação dum projeto de Empreendedorismo Social do Curso Técnico de Ótica Ocular do INETE - A OPTIBEST, marca integrada e dependente do INETE – Instituto de Educação Técnica, uma escola profissional do grupo ENSINUS de vertente essencialmente pedagógica, e por outro, proporcionar um serviço técnico de ótica e saúde visual a pessoas carenciadas socorrendo-se da sua ação e componente social e de voluntariado. Numa primeira fase, a investigação começa pela análise dos dados obtidos através das ações regulares de rastreios visuais ao universo de colaboradores, docentes e discentes do INETE (praticadas pelo parceiro Essilor). No contexto do curso de ótica ocular, essas ações permitiram formular um conjunto de proposições que esta tese pretendeu validar, para numa segunda fase, preparar e elaborar um inquérito de opinião que permitisse confirmar a validade da iniciativa e continuidade operacional do projeto OPTIBEST. No âmbito da análise de conceito sobre a importância crescente do Marketing Social, pretendemos confirmar através desta dissertação e estudo de caso, realizado junto da comunidade escolar, alunos e colaboradores do universo do INETE, a pertinência da atuação social e pedagógica da escola, enquanto instituição social, na solução e resposta para os problemas sociais da população, bem como o reconhecimento do serviço técnico prestado pela OPTIBEST. A presente dissertação vem comprovar que, a atividade da OPTIBEST pode participar em ações de voluntariado e serviço social, a sua vertente comercial e social está testada, e, através dos resultados do inquérito de opinião o público alvo concorda com a existência deste projeto, reconhece os serviços de apoio social que aí são proporcionados e valida a sua pertinência,pt_PT
dc.identifier.tid202488225pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/32745
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÓticapt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectServiçospt_PT
dc.subjectapoio socialpt_PT
dc.subjectloja-pedagógicapt_PT
dc.titleO Projeto OPTIBEST Uma Aplicação de Marketing Social e o seu impacto na comunidade académica do INETEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de estudo de caso - O Projeto OPTIBEST - João F. L. Firmo.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format