Repository logo
 
Publication

Intervenção multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem na leitura do 2º ano

dc.contributor.advisorVaz, João Luís Pimentel, 1957-
dc.contributor.authorOliveira, Anabela Ruas de
dc.date.accessioned2018-03-06T13:45:14Z
dc.date.available2018-03-06T13:45:14Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAprender a ler é um processo complexo que envolve fatores neurobiológicos e culturais. Esta aprendizagem produz mudanças cognitivas quantitativas e qualitativas na organização cerebral. Contudo, uma percentagem significativa de crianças revela uma dificuldade específica nesta aprendizagem designada por dislexia. A escolha de um método que melhor se adapte às especificidades de cada aluno com NEE é um tema atual de suma importância, pois Ler representa um portal para a Inclusão. Algumas pesquisas têm sugerido que estratégias de ensino multissensorial se afiguram como mais eficientes. A pergunta de partida que se coloca é portanto a seguinte: Será que a implementação de estratégias multissensoriais contribui para a aprendizagem da leitura? Partindo da questão formulada, o presente estudo centra-se numa intervenção pedagógica de cariz multissensorial, resultado do cruzamento de vários métodos que se foram ajustando, em articulação com todos os intervenientes, num aluno do segundo ano, que encetou o ano sem saber ler. Coloca-se a tónica na compreensão dos mecanismos de leitura, apresentando uma revisão teórica sobre as dificuldades específicas da leitura, funcionamento do cérebro e métodos de ensino/intervenção/reeducação. Enfatiza-se a necessidade de uma avaliação compreensiva das dificuldades, recorrendo-se a várias provas e fontes documentais diversas, estabelecendo-se uma linha de base que nos permitiu posteriormente orientar a intervenção para as áreas a trabalhar, nomeadamente a consciência fonológica, designada por muitos autores como uma das causas desta perturbação. Chegados ao final do ano letivo, observou-se que os dados recolhidos não só confirmam a eficácia da intervenção multissensorial, como demonstram a importância do fator motivacional na aprendizagem, cumprindo-se os objetivos inicialmente traçados.pt_PT
dc.identifier.tid201857650pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21872
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectConsciência Fonológicapt_PT
dc.subjectEstratégias Multissensoriaispt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleIntervenção multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem na leitura do 2º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANABELA_OLIVEIRA.pdf
Size:
7.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: