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Intervenção multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem na leitura do 2º ano
dc.contributor.advisor | Vaz, João Luís Pimentel, 1957- | |
dc.contributor.author | Oliveira, Anabela Ruas de | |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T13:45:14Z | |
dc.date.available | 2018-03-06T13:45:14Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Aprender a ler é um processo complexo que envolve fatores neurobiológicos e culturais. Esta aprendizagem produz mudanças cognitivas quantitativas e qualitativas na organização cerebral. Contudo, uma percentagem significativa de crianças revela uma dificuldade específica nesta aprendizagem designada por dislexia. A escolha de um método que melhor se adapte às especificidades de cada aluno com NEE é um tema atual de suma importância, pois Ler representa um portal para a Inclusão. Algumas pesquisas têm sugerido que estratégias de ensino multissensorial se afiguram como mais eficientes. A pergunta de partida que se coloca é portanto a seguinte: Será que a implementação de estratégias multissensoriais contribui para a aprendizagem da leitura? Partindo da questão formulada, o presente estudo centra-se numa intervenção pedagógica de cariz multissensorial, resultado do cruzamento de vários métodos que se foram ajustando, em articulação com todos os intervenientes, num aluno do segundo ano, que encetou o ano sem saber ler. Coloca-se a tónica na compreensão dos mecanismos de leitura, apresentando uma revisão teórica sobre as dificuldades específicas da leitura, funcionamento do cérebro e métodos de ensino/intervenção/reeducação. Enfatiza-se a necessidade de uma avaliação compreensiva das dificuldades, recorrendo-se a várias provas e fontes documentais diversas, estabelecendo-se uma linha de base que nos permitiu posteriormente orientar a intervenção para as áreas a trabalhar, nomeadamente a consciência fonológica, designada por muitos autores como uma das causas desta perturbação. Chegados ao final do ano letivo, observou-se que os dados recolhidos não só confirmam a eficácia da intervenção multissensorial, como demonstram a importância do fator motivacional na aprendizagem, cumprindo-se os objetivos inicialmente traçados. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201857650 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21872 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Consciência Fonológica | pt_PT |
dc.subject | Estratégias Multissensoriais | pt_PT |
dc.subject | Dislexia | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Intervenção multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem na leitura do 2º ano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |