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Proposta de um modelo de atração de talento: estudo de caso Colep

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Patrícia
dc.contributor.authorSantos, Rui Pedro Caixeiro Afonso dos
dc.date.accessioned2019-09-23T15:25:11Z
dc.date.available2019-09-23T15:25:11Z
dc.date.issued2019-09-13
dc.description.abstractA dificuldade em atrair talento jovem é uma realidade presente em Portugal, pelo que se torna imperativo que as empresas desenvolvam a sua marca empregadora de forma a conseguirem atrair mais eficazmente potenciais candidatos (Monteiro, 2017). Neste estudo aprofunda-se, do mais geral para o mais específico, as áreas de marketing interno, employer branding e gestão de talento. O marketing interno consiste na visão dos colaboradores como clientes internos, conectando a satisfação dos mesmos com a melhoria da qualidade dos serviços prestados (Berry, Hensel, & Burke, 1976). Por sua vez, o employer branding emerge como uma evolução estratégica do marketing interno, através da criação de uma entidade empregadora que não só compete na retenção dos colaboradores, mas também na atração, adicionado assim uma componente externa (Ambler & Barrow, 1996; Backhaus & Tikoo, 2004). Por fim, a gestão de talento direciona-se para a atração, seleção, desenvolvimento e retenção (Al Ariss, Cascio, & Paauwe, 2014) de pessoas com um potencial diferenciado (Botha, Bussin, & De Swardt, 2011). Dessa forma, baseada na revisão de literatura, esta investigação propõe-se a elaborar uma proposta de modelo de atração de talento da área de engenharia para a Colep, de forma a permitir que a organização combata as dificuldades em atrair talento sentidas não só pela própria empresa, mas também num contexto geral. Para tal, foi elaborado um design de investigação assente em dois ciclos de investigação-ação em duas universidades da área de engenharia consideradas relevante para a organização. Os resultados obtidos neste estudo demonstram uma possível adequação do modelo utilizado, sendo que poderá tornar-se uma opção viável para a organização, através da implementação de reformulações nos próximos ciclos.pt_PT
dc.identifier.tid202284573pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29804
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectEmployer Brandingpt_PT
dc.subjectGestão de talentopt_PT
dc.titleProposta de um modelo de atração de talento: estudo de caso Coleppt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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