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Luto em pediatria: Intervenções de enfermagem promotoras da gestão emocional na criança e família

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Abstract(s)

O Cuidar é o cerne e essência da ciência de enfermagem. É prosseguindo esta ideologia que os enfermeiros desenvolvem o cuidado ao Outro; a pessoa. Mais fundamental, é o cuidado às pessoas que vivem experiências de sofrimento especialmente intenso, como é aquele que ocorre nas perdas, nomeadamente em final de vida. Cuidar da criança e família neste momento de transição, como é o luto, exige um trabalho emocional, com intervenção de profissionais mais próximos neste momento; os enfermeiros. Tendo em conta esta problemática, e dada a exigência deste trabalho emocional, é importante explorar abordagens robustas, baseadas em conceções teóricas, evidência científica e aprendizagem experiencial visando cuidados de enfermagem de excelência no luto em pediatria. Este relatório ilustra o percurso nos diferentes estágios clínicos, e as aprendizagens adquiridas, objetivando uma metodologia reflexiva sobre as atividades e experiências vividas, ancorada em referenciais teóricos de enfermagem e alicerçada na investigação e evidência científica. As aprendizagens descritas permitiram responder ao desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, e ainda de mestre. Durante este percurso formativo, destaco o desenvolvimento da unidade de competência E2.1. “Reconhece situações de instabilidade das funções vitais e risco de morte e presta cuidados de enfermagem apropriados”, tendo em conta as atividades que promoveram a gestão emocional da criança e família especificamente no momento de luto. Este percurso formativo permitiu um crescimento não só a nível académico, mas também a nível profissional e pessoal. O tema do luto é desafiador na prática de enfermagem pediátrica, mas é também um momento no qual o enfermeiro tem um grande protagonismo na minimização do sofrimento e promoção da qualidade de vida do cliente pediátrico.
Caring is the core and essence of the science of nursing. It is by pursuing this ideology that nurses develop care for the Other; the Person. More fundamentally, it is about caring for people experiencing especially intense suffering, such as that which occurs in loss, particularly at the end of life. Caring for the child and family during this transitional period, such as mourning, demands emotional labour, with the intervention of professionals who are closest at this time; the nurses. Given this issue, and the demands of this emotional work, it is important to explore robust approaches based on theoretical concepts, scientific evidence, and experiential learning, aiming for excellence in paediatric bereavement nursing care. This report illustrates the journey through the different clinical stages and the learning acquired, aiming at a reflective methodology on the activities and experiences lived, anchored in theoretical nursing frameworks and grounded in research and scientific evidence. The learning described enabled the development of both the common and specific competencies of the specialist nurse in child and paediatric health nursing, as well as those of a master's degree. During this educational journey, I highlight the development of competency unit E2.1: "Recognises situations of instability in vital functions and risk of death and provides appropriate nursing care," considering the activities that promoted the emotional management of the child and family, specifically during the mourning period. This training program enabled growth not only academically but also professionally and personally. The topic of grief is challenging in pediatric nursing practice, but it is also a moment in which the nurse plays a significant role in minimizing suffering and promoting the quality of life of the pediatric client.

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Enfermagem pediátrica Criança Família Emoções Cuidados de enfermagem Luto

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