Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
VERSÃO FINAL.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório decorre do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação em foco teve como objetivo principal modificar, no sentido da potencialização, dois contextos educativos de educação de infância – creche e jardim-de-infância – no que respeita os momentos de transição entre as rotinas diárias. O relatório descreve, de forma pormenorizada, a investigação realizada. Pretende, por um lado, mostrar e analisar as realidades observadas e vividas nas duas instituições e, por outro, refletir as possibilidades criadas pela implementação de estratégias facilitadoras dos momentos de transição para as crianças e para os elementos das equipas educativas das salas. Através das estratégias facilitadoras, implementadas nos contextos, destacam-se aspetos como: (i) o maior respeito pelo tempo da criança; (ii) a diminuição de conflitos entre as crianças e a acentuação de comportamentos positivos; (iii) a personalização dos cuidados prestados às crianças; (iv) a diminuição da tensão espelhada, por vezes, nas atitudes dos elementos das equipas pedagógicas; (v) a continuidade educativa entre os vários momentos da rotina, resultantes de transições harmoniosas, com intencionalidades pedagógicas subjacentes.
The current report derives from the investigation project performed as an extent to the Supervised early years training for a Masters in pre-school education. The research main focus was to modify, with the aim to scope, two educational contexts of childhood education - nursery and kindergarten – in regard to the transitional moments/periods between daily routines. The report describes, in detail, the performed investigation. The aim is, in one hand, to show and analyze the reality of the target audience in both institutions, as well as, to reflect on the possibilities/facilities created by the implementation of facilitating strategies on those transitional moments/periods for the children and for the members of the educational team within the classroom. Through the facilitating strategies, implemented within the contexts, the following factors stand out: (i) the most respect for the time of the child; (ii) the reduction of conflicts amongst children and an increase on positive behavior; (iii) the personal care provided to the children; (iv) a reduction of visible tensions, sometimes, in the attitudes of members of the educational team; (v) the educational continuity amongst the several moments/episodes of routine, resulted from the harmonious transitions, with underlying pedagogical intentions.

Description

Keywords

Criança Infância Tempo Rotinas Momentos de transição Child Childhood Time Routines Transitions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue