Repository logo
 
Publication

Perceção de homofobia e discriminação de alunos LGBTQIA+ em relação à disciplina de educação física em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Fernando
dc.contributor.authorCraveiro, Ana Catarina
dc.date.accessioned2022-08-04T10:35:43Z
dc.date.available2022-08-04T10:35:43Z
dc.date.issued2022-01-28
dc.description.abstractO atual relatório apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, que constitui a etapa final do Mestrado em Ensino da Educação Física. O documento está estruturado com base no Decreto-Lei nº 240/2001, que anuncia e aprova o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário através de dimensões 4 dimensões. O desenvolvimento da dimensão profissional, social e ética foi praticada ao longo das aulas presenciais de educação física, nas sessões de ensino à distância, nas sessões de orientação vocacional. Foi também trabalhada em momentos pontuais de partilha com os alunos em momentos não lectivos. Na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem assimilei a necessidade de um planeamento adequado à realidade da escola tendo em conta os seus. Coloquei em prática estratégias de demonstração e feedback para que os alunos encontrassem motivação e atingissem o sucesso nas suas aprendizagens. A dimensão participação na escola e comunidade foi concretizada através da intervenção e interação em atividades como o desporto escolar, atividades não-letivas, saída de estudo e convívios no meio escolar. Na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, analisei a discriminação homofóbica na disciplina de educação física, procurando saber quais as vivencias da comunidade LGBTQIA+ na educação física. O trabalho realizado ao longo deste ano permitiu-me testar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. Permitiu-me simultaneamente desenvolver novas competências científicas, pedagógicas e pessoais, que serão imprescindíveis para a minha atuação enquanto professora.pt_PT
dc.identifier.tid203047486pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41530
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDiscriminaçãopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectHomofobia internapt_PT
dc.subjectLGBTQIA+pt_PT
dc.subjectEstudo mistopt_PT
dc.titlePerceção de homofobia e discriminação de alunos LGBTQIA+ em relação à disciplina de educação física em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catarina Craveiro.pdf
Size:
911.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: