Publication
A consciência fonológica: uma questão de práticas consistentes e sistemáticas
dc.contributor.author | Ruivo, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2013-11-14T16:28:00Z | |
dc.date.available | 2013-11-14T16:28:00Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.description.abstract | A consciência fonológica é uma das competências fundamentais para fazer emergir todo o potencial linguístico da criança de forma a promover uma melhor literacia. O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho de crianças de 5 anos das escolas infantis João de Deus comparativamente a crianças de outras escolas. A avaliação tem como base a aplicação da Bateria de Testes ACLLE1, num conjunto de tarefas relacionadas com algumas das aptidões essenciais, tais como as rimas, a consciência silábica e a fonémica. Pretendemos comparar o desempenho da amostra deste estudo com os resultados de um grupo de controlo. Esta é uma investigação qualitativa cuja abordagem metodológica tem como instrumento a ACLLE. Os resultados sugerem que há uma diferença significativa entre os dois grupos diretamente relacionados com a iniciação da leitura aos 5 anos nas escolas João de Deus. Revela-se fundamental a estimulação da consciência fonológica nas escolas infantis. | por |
dc.identifier.citation | In: V Congresso Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro. Málaga: Grupo de Investigación Educación Infantil y Formación de Educadores. Universidades de Andalucía. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4893 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Fonologia | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.title | A consciência fonológica: uma questão de práticas consistentes e sistemáticas | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |