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Authors
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Abstract(s)
A consciência fonológica é uma das competências fundamentais para fazer
emergir todo o potencial linguístico da criança de forma a promover uma melhor literacia.
O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho de crianças de 5 anos das escolas infantis
João de Deus comparativamente a crianças de outras escolas. A avaliação tem como base a
aplicação da Bateria de Testes ACLLE1, num conjunto de tarefas relacionadas com algumas
das aptidões essenciais, tais como as rimas, a consciência silábica e a fonémica. Pretendemos
comparar o desempenho da amostra deste estudo com os resultados de um grupo de controlo.
Esta é uma investigação qualitativa cuja abordagem metodológica tem como instrumento a
ACLLE. Os resultados sugerem que há uma diferença significativa entre os dois grupos
diretamente relacionados com a iniciação da leitura aos 5 anos nas escolas João de Deus.
Revela-se fundamental a estimulação da consciência fonológica nas escolas infantis.
Description
Keywords
Literacia Fonologia Educação de infância
Citation
In: V Congresso Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro. Málaga: Grupo de Investigación Educación Infantil y Formación de Educadores. Universidades de Andalucía.