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O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorMaçães, Mariana Torres
dc.date.accessioned2022-07-26T15:28:57Z
dc.date.available2022-07-26T15:28:57Z
dc.date.issued2022-07-19
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts.pt_PT
dc.identifier.tid203042409pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41463
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCocriaçãopt_PT
dc.subjectCulturalpt_PT
dc.subjectTradiçõespt_PT
dc.subjectSustentávelpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectAmor Meupt_PT
dc.subjectMarca Brandingpt_PT
dc.titleO processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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