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A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA GESTÃO ESCOLAR
dc.contributor.advisor | Dias, Álvaro | |
dc.contributor.author | LÚCIA DE SOUSA, REGINA | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T12:16:27Z | |
dc.date.available | 2020-11-19T12:16:27Z | |
dc.date.issued | 2020-09-03 | |
dc.date.submitted | 2020-07-14 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em escolas da rede estadual de ensino do estado do Ceará, onde são atendidos jovens para o ensino médio, etapa final da educação básica, obrigatória em todo o território nacional. A pesquisa consta de questionário para gestores, professores e alunos e observações feitas nas escolas durante o expediente. O nosso objetivo é ver e analisar ações que nos indiquem se há qualidade nos processos de ensino e aprendizagem, se a gestão impulsiona ações pautadas em valores que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Iniciamos com uma pesquisa bibliográfica sobre a gestão escolar democrática, participativa e qualitativa e nos embasamos nos seguintes autores: Heloisa Lück, Henrique Paro, Zabalza, Pablo Gentilli, Edgar Morrin entre outros. Mapeamos as escolas que apresentavam o perfil que precisávamos observar e seguimos com a pesquisa de campo e análise dos resultados. Vimos os três tipos de escola dessa rede de ensino, Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) com documentos norteadores. Cada escola tem seu tipo de aluno, embora a escola EEP seja a que mostra maior diferença nessa tipificação, pois são alunos que já entraram através de uma seleção. Nas demais escolas, as diferenças para o ingresso ficam a critério dos alunos em gostarem ou não do ensino em tempo integral, ou a não aprovação na EEP. A gestão que encontramos nas escolas tem como critério a valorização à hierarquização nas relações, a não participação consciente e autônoma que, como defendem os referidos autores e a nosso ver, são pressupostos fundamentais para o alcance da qualidade. Finalmente, fazemos uma análise dos dados coletados e são feitas considerações finais sobre como a escola cearense precisa desenvolver processos mais participativos para que se alcance resultados de alta qualidade para todos os alunos. Foi um momento essencial para percebermos o quanto avançamos e o quanto precisamos avançar para que a qualidade se faça presente nas instituições escolares. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202540367 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/34106 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Ensino/Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA GESTÃO ESCOLAR | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Gestão |
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