Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em escolas da rede estadual de ensino do estado do Ceará, onde são atendidos jovens para o ensino médio, etapa final da educação básica, obrigatória em todo o território nacional. A pesquisa consta de questionário para gestores, professores e alunos e observações feitas nas escolas durante o expediente. O nosso objetivo é ver e analisar ações que nos indiquem se há qualidade nos processos de ensino e aprendizagem, se a gestão impulsiona ações pautadas em valores que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Iniciamos com uma pesquisa bibliográfica sobre a gestão escolar democrática, participativa e qualitativa e nos embasamos nos seguintes autores: Heloisa Lück, Henrique Paro, Zabalza, Pablo Gentilli, Edgar Morrin entre outros. Mapeamos as escolas que apresentavam o perfil que precisávamos observar e seguimos com a pesquisa de campo e análise dos resultados. Vimos os três tipos de escola dessa rede de ensino, Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) com documentos norteadores. Cada escola tem seu tipo de aluno, embora a escola EEP seja a que mostra maior diferença nessa tipificação, pois são alunos que já entraram através de uma seleção. Nas demais escolas, as diferenças para o ingresso ficam a critério dos alunos em gostarem ou não do ensino em tempo integral, ou a não aprovação na EEP. A gestão que encontramos nas escolas tem como critério a valorização à hierarquização nas relações, a não participação consciente e autônoma que, como defendem os referidos autores e a nosso ver, são pressupostos fundamentais para o alcance da qualidade. Finalmente, fazemos uma análise dos dados coletados e são feitas considerações finais sobre como a escola cearense precisa desenvolver processos mais participativos para que se alcance resultados de alta qualidade para todos os alunos. Foi um momento essencial para percebermos o quanto avançamos e o quanto precisamos avançar para que a qualidade se faça presente nas instituições escolares.
Description
Keywords
Gestão escolar Qualidade Ensino/Aprendizagem