Repository logo
 
Publication

O Modelo de Contratualização e a promoção turística externa do destino Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCampos, Ana Cláudia
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Rasteiro
dc.date.accessioned2019-07-05T15:27:27Z
dc.date.available2019-07-05T15:27:27Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.description.abstractO presente relatório baseia-se no estágio curricular realizado nos meses de novembro e de dezembro de 2018 no Departamento de Marketing Territorial e de Negócios, do Turismo de Portugal, Instituto Público, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria, realizado na Faculdade de Turismo da Universidade Europeia, e assim candidatar-me à obtenção do grau de mestre. No relatório, cujo tema é o Modelo de Contratualização e a Promoção Turística Externa do Destino Portugal, é apresentada a organização, assim como a direção e o departamento onde o estágio foi realizado, com vista à criação de uma plataforma de colaboração entre o Turismo de Portugal e as Agências Regionais de Promoção Turística com o objetivo de se responder mais prontamente aos requisitos das partes interessadas, no contexto de promoção turística do país. O relatório está dividido em seis partes/capítulos, nos quais são explicadas as atividades realizadas e a sua relação com a missão e com as atribuições do Turismo de Portugal e do Departamento de Marketing Territorial e de Negócios, interligando o estágio com o que foi abordado nas aulas teóricas do Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria, completando o mesmo, dado que o estágio curricular apresenta uma componente prática que não é desenvolvida durante as aulas teóricas. Numa perspetiva mais estratégica, é feita uma análise do ambiente interno e do ambiente externo do departamento, focando a análise em fraquezas e em ameaças, e em como transformá-las em forças e em oportunidades, servindo-se, para tal, dos documentos que servem como orientação estratégica para o departamento. Para concluir, é proposta uma análise crítica do departamento, identificando aspetos positivos e aspetos menos positivos, fazendo-se para tal uma sugestão de melhoria dos aspetos que carecem de maior atenção para o melhor sucesso do Departamento de Marketing Territorial e de Negócios.pt_PT
dc.description.abstractThis report is based on the curricular internship held in November and December 2018 at the Department of Territorial and Business Marketing, Tourism of Portugal, Public Institute, in order to achieve a master’s degree in Tourism and Hospitality Management, by the Faculty of Tourism of the Universidade Europeia. In the report, which addresses the topic of Contractualisation Model and the Foreign Tourism Promotion of Portugal, the organization, as well as the direction and the department where the internship was carried out, is presented, with a view to creating a platform capable of helping and collaborating with Turismo de Portugal and with the Regional Tourist Promotion Agencies and thereby responding more readily to the requirements of both parties. The report is divided into six parts / chapters, and explains the activities carried out and their relationship with the mission and the attributions of Tourism of Portugal and the Department of Territorial and Business Marketing. Additionally, it links the internship with the theoretical contents delivered during the Master in Tourism and Hospitality Management lectures, since the internship adds a practical component to theoretical approaches. In a more strategic perspective, an analysis is made of the internal environment and the external environment of the department, focusing on discussion of weaknesses and threats, and how to transform them into strengths and opportunities, using documents that serve as strategic guidance for the department. In conclusion, a critical analysis of the department is proposed, identifying positive aspects and less positive ones, suggesting an improvement to the aspects that need to be improved.pt_PT
dc.identifier.tid202260208pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29160
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo de Portugalpt_PT
dc.subjectContratualização da Promoção Turística Externapt_PT
dc.subjectMarca Destino Portugalpt_PT
dc.subjectPlano de Marketing Regionalpt_PT
dc.titleO Modelo de Contratualização e a promoção turística externa do destino Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismo e da Hotelariapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio de M-GTH - Beatriz Rasteiro Pereira.pdf
Size:
2.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: