Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-03"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Nível de literacia dos cuidadores informais de doentes de Alzheimer relativamente à doençaPublication . Caldeira, Marília Sofia Madeira; Calha, AntónioA doença de Alzheimer representa na atualidade a maior causa de dependência nos idosos, resultando numa necessidade de cuidados permanentes. Desta forma, os cuidadores informais que cuidam no domicílio devem estar informados, treinados e preparados no sentido de agir com segurança e maior qualidade quando cuidam. Porém, verifica-se um desconhecimento dos cuidadores informais relativamente a vários aspetos da doença. O presente trabalho tem como objetivo conhecer o nível de literacia dos cuidadores informais de doentes de Alzheimer relativamente à doença. Para tal, recorreu-se a um estudo quantitativo através de um questionário e da aplicação da Escala ADKS, com uma amostra de 20 cuidadores informais. De acordo com os resultados obtidos verifica-se que os cuidadores com maior nível de literacia apresentam menos necessidade de saber gerir o stress, pelo que se pressupõe que estejam mais habilitados para fazer a sua autogestão sofrendo menos desgaste. Desta forma, conclui-se que o importante é apostar na formação dos cuidadores.
- O Modelo de Contratualização e a promoção turística externa do destino PortugalPublication . Pereira, Beatriz Rasteiro; Campos, Ana CláudiaO presente relatório baseia-se no estágio curricular realizado nos meses de novembro e de dezembro de 2018 no Departamento de Marketing Territorial e de Negócios, do Turismo de Portugal, Instituto Público, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria, realizado na Faculdade de Turismo da Universidade Europeia, e assim candidatar-me à obtenção do grau de mestre. No relatório, cujo tema é o Modelo de Contratualização e a Promoção Turística Externa do Destino Portugal, é apresentada a organização, assim como a direção e o departamento onde o estágio foi realizado, com vista à criação de uma plataforma de colaboração entre o Turismo de Portugal e as Agências Regionais de Promoção Turística com o objetivo de se responder mais prontamente aos requisitos das partes interessadas, no contexto de promoção turística do país. O relatório está dividido em seis partes/capítulos, nos quais são explicadas as atividades realizadas e a sua relação com a missão e com as atribuições do Turismo de Portugal e do Departamento de Marketing Territorial e de Negócios, interligando o estágio com o que foi abordado nas aulas teóricas do Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria, completando o mesmo, dado que o estágio curricular apresenta uma componente prática que não é desenvolvida durante as aulas teóricas. Numa perspetiva mais estratégica, é feita uma análise do ambiente interno e do ambiente externo do departamento, focando a análise em fraquezas e em ameaças, e em como transformá-las em forças e em oportunidades, servindo-se, para tal, dos documentos que servem como orientação estratégica para o departamento. Para concluir, é proposta uma análise crítica do departamento, identificando aspetos positivos e aspetos menos positivos, fazendo-se para tal uma sugestão de melhoria dos aspetos que carecem de maior atenção para o melhor sucesso do Departamento de Marketing Territorial e de Negócios.