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Compreender o impacto do marketing experiencial online no e-commerce de vinho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDomingos, Catarina
dc.contributor.authorFrança, Mariana Brito
dc.date.accessioned2023-06-14T14:39:19Z
dc.date.available2023-06-14T14:39:19Z
dc.date.issued2023-06-01
dc.description.abstractObjetivo: A presente investigação concentra-se em compreender o impacto do marketing experiencial online no e-commerce de vinho. A grande questão que este estudo pretende ver resolvida traduz-se em “Pode o marketing experiencial online influenciar a intenção de compra (através do valor experiencial) de vinho?”. Metodologia: A presente investigação guarda um cariz exploratório e uma metodologia mista, tendo recolhido dados através de um focus group e um questionário com 343 respostas, 192 dos quais consumidores de vinho online. Resultados e principais conclusões: Da presente investigação resultam importantes contributos que permitem uma aplicabilidade e utilidade real ao mercado do e-commerce de vinho. Verificou-se que a variedade de oferta e o preço, enquanto elementos da experiência online, reservam um impacto positivo na frequência de compra de vinho. A origem, as castas, a colheita, o sabor e as harmonizações são considerados elementos essenciais à descrição do vinho, e a segurança com o sistema de pagamento e os custos de transporte são muitíssimo relevantes para a decisão de compra. Relativamente à plataforma e respetiva navegação, enumeraram-se as características que devem integrar o website para a valorização da experiência online. A recomendação sofre de uma influência positiva graças aos preços competitivos e às informações fornecidas pelo vinho. Limitações: A principal limitação entra-se junto da dimensão reduzida da amostra, com uma recolha por conveniência, que não generaliza os resultados dos consumidores do território nacional. Originalidade/Valor: Trata-se de um estudo que pode servir de premissa para futuras investigações, mas que, acima de tudo, está focado numa necessidade real do mercado de venda de vinho online. Apresenta um valor prático, na medida em que resulta insights pertinentes e atuais para gestores de marketing. A criação do modelo Jornada de compra de Vinho Online vem contribuir com informações primordiais que poderão adotar para as suas plataformas de venda online, para que assim consigam otimizar as suas respostas às necessidades dos consumidores.pt_PT
dc.identifier.tid203319931pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45186
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinhopt_PT
dc.subjectCompras onlinept_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectProcesso de Comprapt_PT
dc.subjectMarketing Experiencialpt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.titleCompreender o impacto do marketing experiencial online no e-commerce de vinhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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