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Geração Z: comportamento de compra do turista na escolha do destino, hospedagem e atividades a realizar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Ana Paula
dc.contributor.authorInglês Martins Pedro, Margarida
dc.date.accessioned2024-09-17T09:55:29Z
dc.date.available2024-09-17T09:55:29Z
dc.date.issued2024-06-17
dc.description.abstractCom o aumento das deslocações turísticas pós período pandémico, não só a nível nacional, mas também a nível internacional, é de elevada importância a compreensão dos diferentes componentes que constituem uma viagem e como cada uma delas é importante. A geração Z, devido aos seus hábitos de consumo e às especificidades do ambiente onde cresceram, apresentam um comportamento diferenciado em muitas áreas, sendo o turismo uma dessas áreas. A problemática de estudo passa pela compreensão do comportamento da geração Z aplicada ao turismo, neste caso, por entender como é que a mesma geração se comporta na escolha do destino, da hospedagem e das atividades e como é que os seus valores e comportamentos como turistas influencia cada uma das escolhas nestes momentos. No decorrer da presente dissertação, serão abordados os variados conceitos que se relacionam com a problemática em estudo, sendo as mesmas: comportamento de compra, seguido de um conceito sobre turismo, assim como tendências do turismo observadas no ano de 2023 e 2024 e por fim, a caracterização da Geração Z e as suas motivações para viajar e a sua forma de escolher as temáticas anteriormente mencionadas. Através da metodologia de investigação e recolha de dados primários por via de questionário e entrevistas, foi possível aferir que cada vez mais é possível observar um aumento da tendência desta geração para se conectarem e conhecerem a cultura local dos destinos onde viajam, valorizando a gastronomia e a segurança, assim como atividades relacionadas com história e cultura.pt_PT
dc.description.abstractWith the increase in tourist travel after the pandemic period, not only nationally, but also internationally, it is of high importance to understand the different components that make up a trip and how each of them is important. Generation Z, due to their consumption habits and the specificities of the environment where they grew up, have a differentiated behavior in many areas, tourism being one of these areas. The problem of study involves understanding the behavior of generation Z applied to tourism, in this case, understanding how the same generation behaves in the choice of destination, accommodation and activities and how their values and behavior as tourists influence each of the choices in these moments. During this dissertation, the various concepts that are related to the problem under study will be addressed, which are: buying behavior, followed by a concept about tourism, as well as tourism trends observed in the year 2023 and 2024 and finally, the characterization of Generation Z and their motivations to travel and their way of choosing the previously mentioned themes. Through the methodology of research and primary data collection through questionnaires and interviews, it was possible to assess that it is increasingly possible to observe an increase in the tendency of this generation to connect and get to know the local culture of the destinations where they travel, valuing gastronomy and safety, as well as activities related to history and culture.
dc.identifier.tid203682157pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52076
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGeração zpt_PT
dc.subjectTendências de turismopt_PT
dc.subjectComportamento turísticopt_PT
dc.subjectEscolha do destinopt_PT
dc.subjectEscolha da hospedagempt_PT
dc.subjectEscolha das atividadespt_PT
dc.titleGeração Z: comportamento de compra do turista na escolha do destino, hospedagem e atividades a realizarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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