Repository logo
 
Publication

Ensinar diferente para todos aprenderem: um estudo sobre a gestão organizacional e curricular no ensino profissional

dc.contributor.authorFonseca, Laura
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2022-06-21T14:06:56Z
dc.date.available2022-06-21T14:06:56Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender como é que uma escola profissional se organiza na sua redescoberta sobre o papel e essência da escola, para em termos organizacionais e de gestão do currículo ajudar a construir pessoas com pessoas. Neste sentido, pretende-se demonstrar, através da análise de um caso particular, que a formação orientada para a melhor e mais adequada construção do saber, dotada de uma flexibilidade curricular, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de profissionais de excelência. Partindo-se de uma metodologia qualitativa e interpre-tativa, foi feito um questionário dirigido aos alunos paraanalisar em profundidade a dinâmica das aulas e das mobilidades de formação, assimcomo entrevistas a dife-rentes atores da escola. Os resultados doestudo mostram como uma escola técnica profissional trabalha o currículo em função das aprendizagens essenciais e do perfil do aluno que deseja coconstruir. Paralelamente, apresenta o currículo visto pelo grupo dasalunas do curso de Técnico de Apoio à Infância (TAI), cujos conteúdos são geridos em função dos objetivos e da construção do perfil do aluno.pt_PT
dc.description.abstractThis study’s goal is to understand how a professional school is organized in its re-discovery on the role and essence of school, so that in organizational terms and of curriculum management it helps building people with people. In this sense, we aim to show, through the analysis of a particular case, whichguided training towards a better and more suited construction of knowledge, gifted of curricular flexibility, as an essential tool to the development of distinction professionals. Starting from a qualitative and interpretative methodology, a quiz directed at students has been made in order to analyse in depth the dynamic of classes and of training diversities. Interviews to different school staff members have also been made. The results of the study show that a professional technical school works the curriculum towards essential learning skills and profile of the student it wishes to cobuild. At the same time, it presents the curriculum seen by the students of the course of Childhood Support Technician (TAI), in which the contents are managed according to the goals and the building of the student’s profile.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFonseca, L. M., & Pinto, J. (2021). Ensinar diferente para todos aprenderem: Um estudo sobre a gestão organizacional e curricular no ensino profissional. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 9(2), 86-102.pt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41148
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectProfessional trainingpt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectCurrículumpt_PT
dc.titleEnsinar diferente para todos aprenderem: um estudo sobre a gestão organizacional e curricular no ensino profissionalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage86pt_PT
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNamePinto
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensinar diferente para todos aprenderem - pp. 86-102.pdf
Size:
7.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format