Publication
O jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental na sociedade
dc.contributor.author | Nunes, Alexandra Patrícia Lopes | |
dc.date.accessioned | 2014-06-26T15:52:45Z | |
dc.date.available | 2014-06-26T15:52:45Z | |
dc.date.issued | 2014-06 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo principal compreender e analisar as expectativas dos jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais face à sua inclusão na sociedade, perceber como e por quem são formadas as expectativas em função do papel educativo e transdisciplinar da Escola, penetrando em especial no campo de formação global dos jovens com DID, bem como reconhecer o papel da família, enquanto agente de socialização, do desenvolvimento pessoal, moral e social, procurando sempre uma estreita colaboração com a escola. O estudo das expectativas, porque estas encontram-se diretamente ligadas aos projetos pessoais e profissionais, enquadrados na preferência do empreendimento individual e adaptação quotidiana, num processo de progressivo confronto com a antecipação de uma atuação futura, logo, um individuo com expetativas favoráveis à sua inclusão será, quase na sua maioria, um vencedor nesta problemática de se incluir numa sociedade dita inclusiva. O estudo permitiu evidenciar que a formação profissional se afigura de facto como forte trampolim quer na formação de expectativas, quer na inclusão social, não descorando da família e da comunidade. | por |
dc.identifier.tid | 201198649 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6515 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Integração escolar | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.title | O jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental na sociedade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |