Repository logo
 
Publication

Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação

dc.contributor.advisorMota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
dc.contributor.authorSantos, Ana Catarina Évora dos
dc.date.accessioned2024-01-26T15:07:50Z
dc.date.available2024-01-26T15:07:50Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante os estágios curriculares no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira realiza-se a caracterização dos contextos de estágio e descrevem-se intervenções pedagógicas significativas, em educação pré-escolar e no 1º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a perceção de pais e encarregados de educação sobre os Trabalhos de Casa no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as em 1º Ciclo do Ensino Básico, partindo da questão-problema “Quais as conceções dos pais/encarregados de educação sobre os trabalhos de casa do seu educando?”. Partiu-se de uma amostra de conveniência, recorrendo-se à técnica de inquérito por entrevista, a partir da elaboração de um guião estruturado em blocos com respetivos objetivos e assente em questões orientadoras e perguntas de recurso e aferição. Os dados foram sujeitos a análise do conteúdo. Constatou-se que os/as colaboradores/as percecionam os TPC de formas diferentes, tendo sido registado ideias opostas e também neutras em relação a esta ferramenta pedagógica. No entanto, foi possível verificar que, para a grande maioria dos pais/encarregados de educação, o tempo livre das crianças é essencial para a realização de outras atividades não relacionadas com a sua vida escolar. Concordam, ainda, que os TPC devem ser esporádicos e não diários, reconhecendo, de igual modo, que auxiliam regularmente os seus/suas educandos/as na realização dos TPC, sobretudo como forma de os/as acompanharem durante o seu percurso escolar.pt_PT
dc.identifier.tid203485106pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49411
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalhos de Casapt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectEncarregados de Educaçãopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleOs TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files