Publication
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação
dc.contributor.advisor | Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- | |
dc.contributor.author | Santos, Ana Catarina Évora dos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T15:07:50Z | |
dc.date.available | 2024-01-26T15:07:50Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante os estágios curriculares no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira realiza-se a caracterização dos contextos de estágio e descrevem-se intervenções pedagógicas significativas, em educação pré-escolar e no 1º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a perceção de pais e encarregados de educação sobre os Trabalhos de Casa no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as em 1º Ciclo do Ensino Básico, partindo da questão-problema “Quais as conceções dos pais/encarregados de educação sobre os trabalhos de casa do seu educando?”. Partiu-se de uma amostra de conveniência, recorrendo-se à técnica de inquérito por entrevista, a partir da elaboração de um guião estruturado em blocos com respetivos objetivos e assente em questões orientadoras e perguntas de recurso e aferição. Os dados foram sujeitos a análise do conteúdo. Constatou-se que os/as colaboradores/as percecionam os TPC de formas diferentes, tendo sido registado ideias opostas e também neutras em relação a esta ferramenta pedagógica. No entanto, foi possível verificar que, para a grande maioria dos pais/encarregados de educação, o tempo livre das crianças é essencial para a realização de outras atividades não relacionadas com a sua vida escolar. Concordam, ainda, que os TPC devem ser esporádicos e não diários, reconhecendo, de igual modo, que auxiliam regularmente os seus/suas educandos/as na realização dos TPC, sobretudo como forma de os/as acompanharem durante o seu percurso escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203485106 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/49411 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Trabalhos de Casa | pt_PT |
dc.subject | Conceções | pt_PT |
dc.subject | Pais | pt_PT |
dc.subject | Encarregados de Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |