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Viagem na aquisição de competências de um saber especializado - intervenção do enfermeiro especialista no empowerment da grávida: uma revisão integrativa da literatura
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Marinha | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Francisca | |
dc.date.accessioned | 2016-09-28T15:04:45Z | |
dc.date.available | 2016-09-28T15:04:45Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Retratar a caminhada ao longo do estágio de natureza profissional “gravidez, trabalho de parto e pós-parto” de forma crítica e fundamentada, é o pressuposto basilar do relatório de estágio do 2º Ciclo de Estudos conducente ao grau de mestre em enfermagem de saúde materna e obstétrica. O pensamento crítico – reflexivo é o elemento chave para o progresso e aperfeiçoamento profissional da enfermagem, sendo utilizado para transmitir todo o processo de desenvolvimento ao longo desta experiência formativa. Neste contexto, as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, criadas pela Ordem dos Enfermeiros, foram analisadas e verificadas recorrendo à prática baseada em evidências, ao mesmo tempo que foram contextualizados e mobilizados os conhecimentos adquiridos. Na área da saúde, o acompanhamento atualizado dos resultados de pesquisa, tornou-se uma prática inadiável, visto que é fundamental a adoção de medidas que minimizem as discrepâncias entre os avanços científicos e a prática assistencial. A prática baseada em evidências é a utilização da melhor evidência científica e contribui na tomada de decisão clínica, neste cenário emerge o método da revisão integrativa da literatura que tem a finalidade de reunir e sintetizar os resultados de pesquisas, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Neste trabalho investigamos se os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica promovem estratégias de empowerment na preparação para o parto. Esta problemática surgiu da necessidade de compreender a importância do empowerment, e, se trabalhado nas aulas de preparação para o parto, em que medida poderia alterar os resultados, perceções/vivências da mulher durante o trabalho de parto e parto. VI Os dados encontrados, ainda que não estejam bem explorados, confirmam a relevância do conceito de empowerment no contexto da obstetrícia, fazem-nos refletir sobre a diversidade de práticas assistenciais, nos métodos de preparação para o parto e na necessidade de uma uniformização dos cuidados. Apostar na investigação do empowerment surge como essencial para expandir o conhecimento sobre a atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e ganhos em saúde consequentes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201236990 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14908 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Empowerment | pt_PT |
dc.subject | Estágio Profissionalizante | pt_PT |
dc.subject | Competências do enfermeiro | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | |
dc.title | Viagem na aquisição de competências de um saber especializado - intervenção do enfermeiro especialista no empowerment da grávida: uma revisão integrativa da literatura | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia | pt_PT |
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