Repository logo
 
Publication

A influĂȘncia do Youtube no desenvolvimento das crianças

dc.contributor.advisorTeixeira, Ana Rita, 1981-
dc.contributor.authorMartins, Bruna Carvalho
dc.date.accessioned2024-06-28T14:57:41Z
dc.date.available2024-06-28T14:57:41Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractAs regiĂ”es frontais do cĂ©rebro sĂŁo essenciais para funçÔes cognitivas como tomada de decisĂŁo e regulação emocional. Compreender como respondem a diferentes estĂ­mulos visuais Ă© crucial para avançar no entendimento do desenvolvimento cognitivo infantil, especialmente na interação humana. O estudo dos padrĂ”es de ondas cerebrais, como a onda P100, em crianças, oferece insights importantes sobre processos cognitivos e o desenvolvimento cerebral dos mais jovens, especialmente ao investigar canais frontais. A onda P100 desempenha um papel crucial no processamento visual e na alocação de atenção em crianças. Neste estudo, uma turma de 20 crianças de 9 anos, sendo 8 meninas e 12 meninos, foi recrutada. O experimento consistiu na apresentação de 14 vĂ­deos em um PC por 15 segundos, intercalados com perĂ­odos de um ecrĂŁ neutro. O objetivo principal foi avaliar a influĂȘncia desses vĂ­deos na atividade das ondas cerebrais. Inicialmente, inquĂ©ritos foram administrados a pais e em seguida Ă s crianças para compreender hĂĄbitos, preferĂȘncias e desempenho acadĂ©mico. Posteriormente, os dados do dispositivo Muse foram correlacionados com as informaçÔes dos inquĂ©ritos. Os estudos indicam que a atividade da banda alfa estĂĄ ligada ao processamento visual e Ă  manutenção da atenção, enquanto a banda theta estĂĄ associada Ă  consolidação da memĂłria e ao aumento do envolvimento cognitivo, especialmente com interação humana. O estudo destaca disparidades significativas nas respostas cerebrais entre vĂ­deos de entretenimento e educativos, destacando o impacto positivo de conteĂșdos envolventes e experiĂȘncias interativas na ativação das regiĂ”es frontais. AlĂ©m disso, a anĂĄlise do componente P100 revelou uma proeminĂȘncia maior em resposta a vĂ­deos de entretenimento em comparação com os educativos.pt_PT
dc.identifier.tid203654870pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51162
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRegiÔes Frontaispt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivo Infantilpt_PT
dc.subjectCérebropt_PT
dc.subjectOndas Cerebraispt_PT
dc.subjectOnda P100pt_PT
dc.subjectBanda Alphapt_PT
dc.subjectBanda Thetapt_PT
dc.titleA influĂȘncia do Youtube no desenvolvimento das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BRUNA_MARTINS.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: