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A influĂȘncia do Youtube no desenvolvimento das crianças
dc.contributor.advisor | Teixeira, Ana Rita, 1981- | |
dc.contributor.author | Martins, Bruna Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T14:57:41Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T14:57:41Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | As regiĂ”es frontais do cĂ©rebro sĂŁo essenciais para funçÔes cognitivas como tomada de decisĂŁo e regulação emocional. Compreender como respondem a diferentes estĂmulos visuais Ă© crucial para avançar no entendimento do desenvolvimento cognitivo infantil, especialmente na interação humana. O estudo dos padrĂ”es de ondas cerebrais, como a onda P100, em crianças, oferece insights importantes sobre processos cognitivos e o desenvolvimento cerebral dos mais jovens, especialmente ao investigar canais frontais. A onda P100 desempenha um papel crucial no processamento visual e na alocação de atenção em crianças. Neste estudo, uma turma de 20 crianças de 9 anos, sendo 8 meninas e 12 meninos, foi recrutada. O experimento consistiu na apresentação de 14 vĂdeos em um PC por 15 segundos, intercalados com perĂodos de um ecrĂŁ neutro. O objetivo principal foi avaliar a influĂȘncia desses vĂdeos na atividade das ondas cerebrais. Inicialmente, inquĂ©ritos foram administrados a pais e em seguida Ă s crianças para compreender hĂĄbitos, preferĂȘncias e desempenho acadĂ©mico. Posteriormente, os dados do dispositivo Muse foram correlacionados com as informaçÔes dos inquĂ©ritos. Os estudos indicam que a atividade da banda alfa estĂĄ ligada ao processamento visual e Ă manutenção da atenção, enquanto a banda theta estĂĄ associada Ă consolidação da memĂłria e ao aumento do envolvimento cognitivo, especialmente com interação humana. O estudo destaca disparidades significativas nas respostas cerebrais entre vĂdeos de entretenimento e educativos, destacando o impacto positivo de conteĂșdos envolventes e experiĂȘncias interativas na ativação das regiĂ”es frontais. AlĂ©m disso, a anĂĄlise do componente P100 revelou uma proeminĂȘncia maior em resposta a vĂdeos de entretenimento em comparação com os educativos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203654870 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51162 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | RegiÔes Frontais | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Cognitivo Infantil | pt_PT |
dc.subject | Cérebro | pt_PT |
dc.subject | Ondas Cerebrais | pt_PT |
dc.subject | Onda P100 | pt_PT |
dc.subject | Banda Alpha | pt_PT |
dc.subject | Banda Theta | pt_PT |
dc.title | A influĂȘncia do Youtube no desenvolvimento das crianças | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico | pt_PT |