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Ansiedade nos estudantes em educação física no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Fernando | |
dc.contributor.author | Brouillard, Mathilde | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T11:24:31Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T11:24:31Z | |
dc.date.issued | 2023-03-24 | |
dc.description.abstract | Na adolescência existe uma redução no interesse pelas aulas de Educação Física, sendo que uma das causas apontadas é a ansiedade. A ansiedade é um estado emocional presente no ser humano que se manifesta a nível psicológico e/ou fisiológico, nascendo a partir de uma sensação de perigo, sendo esta realista ou não. Existe a ansiedade traço, estado emocional que vive em permanência com o individuo e ansiedade-estado, estado emocional temporário e variável nas suas manifestações cognitivas e somáticas, aferindo-se assim que quem apresenta um elevado grau de ansiedade-traço responde com mais ansiedade em situações avaliativas e/ou competitivas. Esta investigação científica debruça-se sobre os níveis de ansiedade percebidos pelos estudantes nas aulas de Educação Física. É importante reduzir os níveis de ansiedade para poder atingir os objetivos da mesma nomeadamente na aquisição dos estilos de vida ativos e saudáveis. Assim sendo, o principal objetivo deste estudo será analisar os níveis de ansiedade nos domínios Cognitivos (Processos Cognitivos e Preocupações) e Somática dos estudantes na disciplina de Educação Física. O instrumento de avaliação aplicado é a Escala de Estado de Ansiedade em Educação Física traduzida e validada para a língua portuguesa de Portugal por Lima, Saavedra, Fernandes, Lazouras e Barkoukis (2015). A amostra é constituída por 270 alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário da região de Lisboa e Vale do Tejo. A conclusão do estudo indica que estes estudantes apresentam, no geral, pouca ansiedade-estado (2,08±0,72). Existe uma associação positiva, no geral, entre a idade e a ansiedade-estado, ao seja, quanto mais a idade avança mais ansiedade-estado os estudantes têm. O género feminino apresenta, no geral, nos níveis superiores de ansiedade-estado face ao género masculino. Os estudantes que praticam desporto federado apresentam níveis inferiores de ansiedade-estado, no geral, do que os que não praticam desporto federado. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203308450 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44873 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Ansiedade | pt_PT |
dc.subject | Pensamento do aluno | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.title | Ansiedade nos estudantes em educação física no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |