Publication
Perspetiva dos professores do 2º ciclo sobre a importância do jogo no desenvolvimento de alunos com perturbação da hiperatividade e défice de atenção
dc.contributor.author | Fernandes, Maria do Rosário Borges de Pinho | |
dc.date.accessioned | 2012-07-27T14:40:00Z | |
dc.date.available | 2012-07-27T14:40:00Z | |
dc.date.issued | 2012-07 | |
dc.description.abstract | As crianças com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), podem ser um verdadeiro desafio para os pais, professores e para os próprios. Apresentamos a PHDA, nomeadamente as suas causas, diagnóstico e tratamento numa tentativa de perspetivar a importância do jogo no desenvolvimento de crianças com esta perturbação. O objetivo fundamental deste trabalho é tornar-se um instrumento para professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno, tanto do ponto de vista cognitivo como social e emocional, para além de sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito além da irrequietude e agressividade, que vulgarmente apelida estes alunos. Pretendemos demonstrar que os jogos podem ser ferramentas relevantes no desenvolvimento destas crianças, contribuindo para que aprendam a viver em sociedade. O jogo é uma ferramenta cultural muito importante, pois através dele o ser humano desfruta de momentos de diversão e descontração, beneficiando ainda de momentos de aprendizagem criativa. Os jogos permitem ao ser humano conhecer e refletir sobre a sua cultura, dando-lhe a oportunidade de modificar a sua forma de estar no mundo. O uso do jogo faculta a libertação da imaginação e criatividade, culminando em melhorias a nível social, intelectual, emocional, motor e até mesmo académico. A prática pedagógica em crianças com PHDA, com base no jogo, permite o desenvolvimento de capacidades sociais, que são, de facto, um dos seus piores problemas. Cabe ao professor usar o jogo como metodologia motivando os seus alunos, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem únicos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2452 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Hiperatividade | por |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Perspetiva dos professores do 2º ciclo sobre a importância do jogo no desenvolvimento de alunos com perturbação da hiperatividade e défice de atenção | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |