Repository logo
 
Publication

Perspetiva dos professores do 2º ciclo sobre a importância do jogo no desenvolvimento de alunos com perturbação da hiperatividade e défice de atenção

dc.contributor.authorFernandes, Maria do Rosário Borges de Pinho
dc.date.accessioned2012-07-27T14:40:00Z
dc.date.available2012-07-27T14:40:00Z
dc.date.issued2012-07
dc.description.abstractAs crianças com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), podem ser um verdadeiro desafio para os pais, professores e para os próprios. Apresentamos a PHDA, nomeadamente as suas causas, diagnóstico e tratamento numa tentativa de perspetivar a importância do jogo no desenvolvimento de crianças com esta perturbação. O objetivo fundamental deste trabalho é tornar-se um instrumento para professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno, tanto do ponto de vista cognitivo como social e emocional, para além de sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito além da irrequietude e agressividade, que vulgarmente apelida estes alunos. Pretendemos demonstrar que os jogos podem ser ferramentas relevantes no desenvolvimento destas crianças, contribuindo para que aprendam a viver em sociedade. O jogo é uma ferramenta cultural muito importante, pois através dele o ser humano desfruta de momentos de diversão e descontração, beneficiando ainda de momentos de aprendizagem criativa. Os jogos permitem ao ser humano conhecer e refletir sobre a sua cultura, dando-lhe a oportunidade de modificar a sua forma de estar no mundo. O uso do jogo faculta a libertação da imaginação e criatividade, culminando em melhorias a nível social, intelectual, emocional, motor e até mesmo académico. A prática pedagógica em crianças com PHDA, com base no jogo, permite o desenvolvimento de capacidades sociais, que são, de facto, um dos seus piores problemas. Cabe ao professor usar o jogo como metodologia motivando os seus alunos, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem únicos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2452
dc.language.isoporpor
dc.subjectHiperatividadepor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.subjectJogopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titlePerspetiva dos professores do 2º ciclo sobre a importância do jogo no desenvolvimento de alunos com perturbação da hiperatividade e défice de atençãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ROSÁRIO_FERNANDES.pdf
Size:
520.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: