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Advisor(s)
Abstract(s)
As crianças com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), podem ser
um verdadeiro desafio para os pais, professores e para os próprios.
Apresentamos a PHDA, nomeadamente as suas causas, diagnóstico e tratamento numa
tentativa de perspetivar a importância do jogo no desenvolvimento de crianças com esta
perturbação.
O objetivo fundamental deste trabalho é tornar-se um instrumento para professores, de
forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno,
tanto do ponto de vista cognitivo como social e emocional, para além de sensibilizar os
docentes para uma problemática que vai muito além da irrequietude e agressividade, que
vulgarmente apelida estes alunos.
Pretendemos demonstrar que os jogos podem ser ferramentas relevantes no
desenvolvimento destas crianças, contribuindo para que aprendam a viver em sociedade. O
jogo é uma ferramenta cultural muito importante, pois através dele o ser humano desfruta
de momentos de diversão e descontração, beneficiando ainda de momentos de
aprendizagem criativa. Os jogos permitem ao ser humano conhecer e refletir sobre a sua
cultura, dando-lhe a oportunidade de modificar a sua forma de estar no mundo.
O uso do jogo faculta a libertação da imaginação e criatividade, culminando em melhorias
a nível social, intelectual, emocional, motor e até mesmo académico. A prática pedagógica
em crianças com PHDA, com base no jogo, permite o desenvolvimento de capacidades
sociais, que são, de facto, um dos seus piores problemas.
Cabe ao professor usar o jogo como metodologia motivando os seus alunos,
proporcionando-lhes momentos de aprendizagem únicos.
Description
Keywords
Hiperatividade Dificuldade de aprendizagem Jogo Aprendizagem