Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As mudanças organizacionais nos serviços de apoio de uma instituição de ensino superior politécnico: estudo de caso

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

As rápidas mutações a que as sociedades atuais estão sujeitas são consequência do aumento da complexidade e dinamismo do ambiente envolvente, o que obriga as instituições, independentemente do seu cariz público ou privado, a adaptar o seu estilo de gestão e as metodologias de trabalho, para conseguirem sobreviver. Contudo, a mobilidade e a flexibilidade gestionária no setor público encontram-se delimitadas, quer pelas políticas públicas, quer pela legislação associada, colocando constantemente ao gestor público desafios acrescidos, nomeadamente constrangimentos de ordem política, social e legal. O setor público português também tem vindo a “ensaiar” novos modelos de gestão pública que não podem ser dissociados das tendências ao nível do quadro internacional em que Portugal se insere, o que implicou alterações, não só ao nível das estruturas e dos instrumentos de gestão como também ao nível da gestão de recursos humanos. (Araújo J. , 2007, Fonseca e Carapeto, 2009). Também o Ensino Superior público português, como resposta aos novos contextos e exigências nacionais e transnacionais, tem sofrido profundas transformações, das quais as decorrentes do Processo de Bolonha e a publicação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), são as mais evidentes. O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer as mudanças organizacionais nos serviços de apoio de uma Instituição de Ensino Superior (IES), do subsistema Politécnico decorrentes da publicação do RJIES. Como objetivos específicos propusemo-nos caracterizar a instituição e as suas opções estratégicas, caracterizar os serviços de apoio e as mudanças ocorridas a este nível e analisar a perceção dos dirigentes sobre as mudanças nos serviços. Do ponto de vista metodológico, optámos por uma abordagem de natureza qualitativa, estudo de caso, pelas características e contexto do objeto de estudo, pois a escolha de determinado caso tem por base, não apenas o desejo do investigador de aprender com ele, mas porque também aprenderá sobre outros casos. (Stake, 2012) Assim, realizámos uma análise documental, inquérito por entrevista a cinco pessoas que ocupam posições de chefia na organização e mobilizámos a observação participante. Concluímos que a instituição esteve atenta à envolvente externa, tendo, após a publicação do RJIES, procurado realizar mudanças organizacionais adequadas ao novo contexto e capacitando os seus trabalhadores ao longo do processo. Contudo, as mudanças, que ocorreram desfasadas no tempo, não foram interpretadas e interiorizadas por todos os intervenientes do mesmo modo, o que conduziu à existência de debilidades, abrindo deste modo um espaço de melhoria organizacional.
Nowadays all societies are compelled to implement fast changes due to the increasing complexity and dynamism of the surrounding environment. In order to survive, public and private organizations must adapt their management style as well as their working methods. Although in the public sector, mobility and flexibility are bounded, not only by the public politics, but also by the legislation, which brings increasing challenges to the public managers, that must find paths to overcome political, social and legal constraints in order to reach their goals. As a response to the new context variables – economics, politics, cultural and social – the Portuguese public sector has been “rehearsing” new public management models, which must be in accordance with the international tendencies. These options implied some modifications and forced to adapt, not only the structures of the organizations, but also their management instruments and the Human Resources management. (Araújo J. , 2007, Fonseca e Carapeto, 2009). As part of the public sector, Portuguese Higher Education has been under profound transformations, in order to respond adequately to the new contexts and requirements, being the Bologna Process and the enaction of the Juridical Regime of the Portuguese Higher Education Institutions (RJIES), the most important ones. The general purpose of this work is to identify the organizational changes in the support services at a Portuguese Polytechnic Institute after RJIES. As specific objectives, we intended to characterize the organization and its strategic decisions, as well as the support services and the changes occurred. We investigated the perception of five interviewer that occupy strategic positions in this organization. Methodologically, according to the theoretical context assumed, we decided to use a qualitative approach, a case study, because, according to Stake (2012), when the investigator chooses a certain case, he will not only learn from him, but he will also learn from other cases. We concluded that the organization was aware of the external environment and after RJIES, was able to promote the changes recognized as adequate, as well as ensuring that the workers would be taught the needed skill. Although, besides the fact that the changes did not occurred at the same time, they were interpreted and assimilated by the participants in different ways, which tends to show some debilities during the process and opens up space for organizational improvements.

Description

Relatório de Dissertação/projeto/estágio/projeto de investigação do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Keywords

Organização Modelo gestionário Ensino Superior Politécnico Mudança organizacional Recursos Humanos Organization Management model Higher Education Polytechnic Organizational change Human Resources

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal.Escola Superior de Ciências Empresariais

CC License