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O impacto do Facebook na autoestima das mulheres imigrantes brasileiras

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Dissertação de M-MD - Neuzilania Machado.pdf3.62 MBAdobe PDF Download

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No atual cenário de evolução do consumo das redes sociais, há diversas pesquisas concentradas na investigação da relação entre redes sociais e autoestima, especialmente no que diz respeito ao Facebook. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo compreender o impacto da utilização excessiva do Facebook e seus efeitos na autoestima das mulheres imigrantes brasileiras que vivem em Portugal. Com uma amostra de 316 mulheres que responderam à pesquisa, investigamos a existência de correlações entre autoestima, intensidade e vício do Facebook, utilizando a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), a Escala de Intensidade do Facebook (FBI) e a Escala de Dependência do Facebook (Bergen). Foi possível concluir que, na amostra utilizada, a baixa autoestima apresenta uma correlação positiva com a dependência do Facebook. As usuárias com autoestima mais baixa tendem a utilizar o Facebook com maior intensidade. Para além disso, foi ainda possível verificar que o tempo de residência em Portugal não influencia negativamente a autoestima.
In the current scenario of evolution of consumption of social networks, there are several studies focused on investigating the relationship between social networks and self-esteem, especially with regard to Facebook. In this context, this study aims to understand the impact of excessive use of Facebook and its effects on the self-esteem of Brazilian immigrant women living in Portugal. With a sample of 316 women who responded to the survey, we investigated the existence of correlations between self-esteem, intensity and Facebook addiction, using the Rosenberg Self-Esteem Scale (EAR), the Facebook Intensity Scale (FBI) and the Dependence Scale from Facebook (Bergen). Through correlation analyses, we obtained the result that low self-esteem has a positive correlation with Facebook dependence. Users with lower self-esteem tend to use Facebook more intensively. In addition, we observed that the length of residence in Portugal does not negatively influence self-esteem.

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Vício no Facebook Autoestima Redes Sociais Imigração feminina Saúde mental

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