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Proposta de conceção e conservação de pavimentos para a rede rodoviária de São Tomé e Príncipe

dc.contributor.advisorCapitão, Silvino Dias
dc.contributor.authorFernandes, Jorciley de Almeida
dc.date.accessioned2019-08-23T15:30:54Z
dc.date.available2019-08-23T15:30:54Z
dc.date.issued2019-06
dc.date.submitted2017-12
dc.description.abstractAs infraestruturas rodoviárias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconómico de um país. Constituem um dos principais meios através dos quais se desenvolve o fluxo das pessoas e mercadorias, sendo vital ter aquelas infraestruturas em bom estado de conservação. Uma parcela significativa das infraestruturas rodoviárias é constituída por estradas de baixo volumes de tráfego (EBVT). Os seus pavimentos são formados por camadas relativamente delgadas, uma vez que o número de pesados que os solicitam é relativamente baixo (por vezes da ordem dos 1x106 eixos-padrão – EP). Em alguns países tropicais, como é o caso de São Tomé e Príncipe, praticamente todas as redes rodoviárias são constituídas por EBVT. Nestes casos, juntam-se dificuldades de investimento na construção e conservação das tais redes, e condições climáticas específicas, as quais contribuem fortemente para a degradação das estradas. Além disso, os próprios materiais disponíveis não têm geralmente características adequadas para serem utilizados nos pavimentos rodoviários devido à sua grande suscetibilidade à água, e baixa resistência, entre outros aspetos. Os fatores mencionados levam a que os pavimentos rodoviários naquelas regiões acabem por entrar em ruína de forma prematura. Embora estejam disponíveis nos países europeus, por exemplo, técnicas construtivas e respetivas normas, procedimentos de conceção e dimensionamento, estes normalmente não servem para serem aplicados nas zonas tropicais, onde o clima e as caraterísticas dos materiais são bastante diferentes. Este trabalho é feito com o intuito de reunir e analisar informações sobre as técnicas de construção e conservação de pavimentos, as estruturas de pavimentos que têm sido utilizadas em alguns países de clima tropical, de modo a servir de base à elaboração de um documento que reúna as técnicas e os métodos mais comuns, suscetíveis de serem utilizados na conceção e conservação de pavimentos da rede rodoviária de São Tomé e Príncipe. As propostas de estruturas de pavimentos que são apresentadas consideram, por um lado, os materiais e as técnicas disponíveis no território e, por outro lado, as condições particulares de serviço em São Tomé e Príncipe. Além disso, uma vez que a qualidade dos materiais afeta fortemente a duração do tempo de vida útil dos pavimentos, é dada alguma ênfase aos tipos de materiais e às suas propriedades, assim como ao tratamento de materiais naturais com vista ao seu emprego nos pavimentos. Uma vez que o clima de São Tomé e Príncipe se caracteriza por uma elevada precipitação anual, são também abordadas algumas questões sobre a drenagem, porquanto se verifica que as deficientes condições de drenagem constituem uma das principais causas para o colapso das estruturas dos pavimentos.pt_PT
dc.identifier.tid202971465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29565
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConceção e manutenção de pavimentospt_PT
dc.subjectEstradas de baixo tráfegopt_PT
dc.subjectPavimentamos seladospt_PT
dc.subjectPavimento não seladopt_PT
dc.subjectSolo tratadopt_PT
dc.titleProposta de conceção e conservação de pavimentos para a rede rodoviária de São Tomé e Príncipept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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