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As infraestruturas rodoviárias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconómico de um país. Constituem um dos principais meios através dos quais se desenvolve o fluxo das pessoas e mercadorias, sendo vital ter aquelas infraestruturas em bom estado de conservação.
Uma parcela significativa das infraestruturas rodoviárias é constituída por estradas de baixo volumes de tráfego (EBVT). Os seus pavimentos são formados por camadas relativamente delgadas, uma vez que o número de pesados que os solicitam é relativamente baixo (por vezes da ordem dos 1x106 eixos-padrão – EP). Em alguns países tropicais, como é o caso de São Tomé e Príncipe, praticamente todas as redes rodoviárias são constituídas por EBVT. Nestes casos, juntam-se dificuldades de investimento na construção e conservação das tais redes, e condições climáticas específicas, as quais contribuem fortemente para a degradação das estradas.
Além disso, os próprios materiais disponíveis não têm geralmente características adequadas para serem utilizados nos pavimentos rodoviários devido à sua grande suscetibilidade à água, e baixa resistência, entre outros aspetos. Os fatores mencionados levam a que os pavimentos rodoviários naquelas regiões acabem por entrar em ruína de forma prematura.
Embora estejam disponíveis nos países europeus, por exemplo, técnicas construtivas e respetivas normas, procedimentos de conceção e dimensionamento, estes normalmente não servem para serem aplicados nas zonas tropicais, onde o clima e as caraterísticas dos materiais são bastante diferentes.
Este trabalho é feito com o intuito de reunir e analisar informações sobre as técnicas de construção e conservação de pavimentos, as estruturas de pavimentos que têm sido utilizadas em alguns países de clima tropical, de modo a servir de base à elaboração de um documento que reúna as técnicas e os métodos mais comuns, suscetíveis de serem utilizados na conceção e conservação de pavimentos da rede rodoviária de São Tomé e Príncipe.
As propostas de estruturas de pavimentos que são apresentadas consideram, por um lado, os materiais e as técnicas disponíveis no território e, por outro lado, as condições particulares de serviço em São Tomé e Príncipe. Além disso, uma vez que a qualidade dos materiais afeta fortemente a duração do tempo de vida útil dos pavimentos, é dada alguma ênfase aos tipos de materiais e às suas propriedades, assim como ao tratamento de materiais naturais com vista ao seu emprego nos pavimentos.
Uma vez que o clima de São Tomé e Príncipe se caracteriza por uma elevada precipitação anual, são também abordadas algumas questões sobre a drenagem, porquanto se verifica que as deficientes condições de drenagem constituem uma das principais causas para o colapso das estruturas dos pavimentos.
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Keywords
Conceção e manutenção de pavimentos Estradas de baixo tráfego Pavimentamos selados Pavimento não selado Solo tratado