Publication
Dois mundos: aprender para ensinar e ensinar para aprender
| dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
| dc.contributor.advisor | Loff, Philippe Bernard, 1955- | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Rosana Domingues | |
| dc.date.accessioned | 2017-05-17T09:45:10Z | |
| dc.date.available | 2017-05-17T09:45:10Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | A temática do processo de ensino-aprendizagem/ensinar-aprender tem sido objeto de investigação ao longo do tempo, desde a Antiguidade, por diversos pensadores e autores. É ideia comum entre eles que os agentes e participantes com mais relevo neste processo são os educadores, os professores, as crianças e a família. Os pensadores da educação são unânimes em colocar uma tónica especial na família, tendo em conta que a criança é produto do contexto que a rodeia, muito em especial, da sua família, uma vez que é no seio familiar que ela passa a maior parte do seu tempo. No contexto das relações interpessoais que se estabelecem com a criança, é ponto assente que estas devem ser pautadas pelo respeito, pela compreensão, pela ajuda mútua, pela confiança e pela segurança. Só neste ambiente marcado por uma lógica de organização e estruturação é que é possível levar a cabo um processo de ensinoaprendizagem de qualidade. Assim, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório que tem como principal objetivo analisar de uma forma crítico-reflexiva, as experiências e aprendizagens assimiladas após o primeiro contacto com a realidade escolar, em ambos os estágios. Para satisfazer o objetivo do relatório, a organização do mesmo encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a Parte I se prende com a caracterização dos contextos socioeducativos e algumas vivências do estágio. Por sua vez, na Parte II são abordadas as experiências-chave que enriqueceram o meu percurso formativo e o desenvolvimento de competências e capacidades pessoais, académicas e profissionais. As reflexões dos estágios e das experiências-chave foram fundamentadas nas vivências assimiladas durante esta fase e, também, assentes nas conceções de autores considerados relevantes para a compreensão das temáticas em causa. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201693461 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18341 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Experiências de Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Abordagem de Mosaico | pt_PT |
| dc.subject | Pedagogia Participativa | pt_PT |
| dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Transição Pré-Escolar - Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.title | Dois mundos: aprender para ensinar e ensinar para aprender | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
