Repository logo
 
Publication

Dois mundos: aprender para ensinar e ensinar para aprender

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.advisorLoff, Philippe Bernard, 1955-
dc.contributor.authorRodrigues, Rosana Domingues
dc.date.accessioned2017-05-17T09:45:10Z
dc.date.available2017-05-17T09:45:10Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA temática do processo de ensino-aprendizagem/ensinar-aprender tem sido objeto de investigação ao longo do tempo, desde a Antiguidade, por diversos pensadores e autores. É ideia comum entre eles que os agentes e participantes com mais relevo neste processo são os educadores, os professores, as crianças e a família. Os pensadores da educação são unânimes em colocar uma tónica especial na família, tendo em conta que a criança é produto do contexto que a rodeia, muito em especial, da sua família, uma vez que é no seio familiar que ela passa a maior parte do seu tempo. No contexto das relações interpessoais que se estabelecem com a criança, é ponto assente que estas devem ser pautadas pelo respeito, pela compreensão, pela ajuda mútua, pela confiança e pela segurança. Só neste ambiente marcado por uma lógica de organização e estruturação é que é possível levar a cabo um processo de ensinoaprendizagem de qualidade. Assim, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório que tem como principal objetivo analisar de uma forma crítico-reflexiva, as experiências e aprendizagens assimiladas após o primeiro contacto com a realidade escolar, em ambos os estágios. Para satisfazer o objetivo do relatório, a organização do mesmo encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a Parte I se prende com a caracterização dos contextos socioeducativos e algumas vivências do estágio. Por sua vez, na Parte II são abordadas as experiências-chave que enriqueceram o meu percurso formativo e o desenvolvimento de competências e capacidades pessoais, académicas e profissionais. As reflexões dos estágios e das experiências-chave foram fundamentadas nas vivências assimiladas durante esta fase e, também, assentes nas conceções de autores considerados relevantes para a compreensão das temáticas em causa.pt_PT
dc.identifier.tid201693461pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18341
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectExperiências de Aprendizagempt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectAbordagem de Mosaicopt_PT
dc.subjectPedagogia Participativapt_PT
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_PT
dc.subjectTransição Pré-Escolar - Ensino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleDois mundos: aprender para ensinar e ensinar para aprenderpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ROSANA_RODRIGUES.pdf
Size:
3.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: