| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.99 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A temática do processo de ensino-aprendizagem/ensinar-aprender tem
sido objeto de investigação ao longo do tempo, desde a Antiguidade, por diversos
pensadores e autores. É ideia comum entre eles que os agentes e participantes com
mais relevo neste processo são os educadores, os professores, as crianças e a família.
Os pensadores da educação são unânimes em colocar uma tónica especial na família,
tendo em conta que a criança é produto do contexto que a rodeia, muito em especial,
da sua família, uma vez que é no seio familiar que ela passa a maior parte do seu tempo.
No contexto das relações interpessoais que se estabelecem com a criança, é ponto
assente que estas devem ser pautadas pelo respeito, pela compreensão, pela ajuda
mútua, pela confiança e pela segurança. Só neste ambiente marcado por uma lógica de
organização e estruturação é que é possível levar a cabo um processo de ensinoaprendizagem
de qualidade.
Assim, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, foi realizado o presente relatório que tem como principal objetivo
analisar de uma forma crítico-reflexiva, as experiências e aprendizagens assimiladas
após o primeiro contacto com a realidade escolar, em ambos os estágios.
Para satisfazer o objetivo do relatório, a organização do mesmo encontra-se
estruturado em duas partes, sendo que a Parte I se prende com a caracterização dos
contextos socioeducativos e algumas vivências do estágio. Por sua vez, na Parte II são
abordadas as experiências-chave que enriqueceram o meu percurso formativo e o
desenvolvimento de competências e capacidades pessoais, académicas e profissionais.
As reflexões dos estágios e das experiências-chave foram fundamentadas nas
vivências assimiladas durante esta fase e, também, assentes nas conceções de autores
considerados relevantes para a compreensão das temáticas em causa.
Description
Keywords
Ensino Básico 1º Ciclo Experiências de Aprendizagem Educação Pré-Escolar Abordagem de Mosaico Pedagogia Participativa Processo de Ensino-Aprendizagem Transição Pré-Escolar - Ensino Básico 1º Ciclo
