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A educação intercultural
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
dc.contributor.author | Veiga, Suely | |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T15:34:52Z | |
dc.date.available | 2019-04-09T15:34:52Z | |
dc.date.issued | 2019-01-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como tema a educação intercultural. A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interação de uma forma horizontal e coesa. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas. Desta forma, pretende-se com esta investigação caraterizar a forma como a Educação Intercultural se realiza no contexto pré-escolar e analisar o modo como é feita a abordagem intercultural em duas instituições com Selo Intercultura. Assim sendo, optamos por escolher duas instituições escolares: um Externato privado, localizado no distrito de Setúbal e um Jardim-de-infância que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no concelho de Loures., (Estas instituições foram uns dos estabelecimentos escolares que receberam o Selo Escola Intercultural pelas suas boas práticas, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) (atual ACM) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), em Janeiro de 2016). Ambas as organizações escolares pertencem à rede de escolas com Selo Intercultural, mas com níveis socioeconómicos diferentes. Essas características possibilitarão a comparação por contraste das realidades existentes nas duas instituições. A metodologia utilizada assenta num estudo de caso múltiplo em que foram inquiridos os diretores, coordenadores e educadores das instituições já referidas. A nossa sociedade, em rápida e constante mutação, tem presente em si mesma, cada vez mais, a realidade da diversidade cultural, linguística, religiosa e étnica. A educação intercultural deve ser entendida como uma mais-valia, pois o reconhecimento das diferentes culturas existentes nas instituições escolares pode trazer vantagens para todos se houver respeito pelas diferenças e o entendimento de que não somos todos iguais e nem temos de o ser. Todos nós temos formas de estar, pensar e sentir diferentes, o que nos torna seres únicos. Todas as crianças seja de que raça for, seja negra, branca, vermelha, amarela, rapariga ou rapaz, fale a língua que falar, acredite no que acreditar, tenha nascido seja onde for, pense o que pensar ela tem direitos.Todos nós independentemente das nossas origens podemos contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos e a escola como espaço de igualdade, oportunidades e esperança enfrenta o complexo, porém motivador, desafio de criar dinâmicas que respondam a esta realidade. Este é, um trabalho que pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da Educação Intercultural e de como esta abordagem trás vantagens para a sociedade intercultural em que vivemos e que nos coloca, constantemente, perante novos desafios. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202212106 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28211 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação intercultural | pt_PT |
dc.subject | Multiculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Papel da escola | pt_PT |
dc.subject | Igualdade/diferenças | pt_PT |
dc.subject | Respeito mútuo | pt_PT |
dc.subject | Educação para a cidadania | pt_PT |
dc.subject | Sociedade | pt_PT |
dc.title | A educação intercultural | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |