Publication
A floresta como espaço de aprendizagem : um complemento à oferta educativa para a infância
dc.contributor.author | Duque, Isabel | |
dc.contributor.author | Pinho, Luana | |
dc.contributor.author | Bigotte, Emília | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Aida Ferreira | |
dc.contributor.author | Miguéis, Marlene | |
dc.contributor.author | Vale, Vera | |
dc.contributor.author | Coelho, Ana | |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T11:01:21Z | |
dc.date.available | 2023-10-19T11:01:21Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Muito embora, ao nível nacional, haja uma escassez de estudos que nos permitam compreender quanto tempo as crianças passam em contacto com o exterior, analisando a atual oferta educativa e os hábitos familiares, percebemos que as crianças portuguesas passam a maior parte do seu dia em locais fechados. As pesquisas demonstram que o contacto com a natureza pode contrariar os efeitos negativos dos atuais estilos de vida. Usufruindo desse contacto, através de experiências positivas, as crianças têm acesso a uma vida saudável. As investigações apresentam evidências de que a exposição a ambientes naturais pode atenuar o défice de atenção das crianças, promover o desenvolvimento de habilidades motoras, da concentração, da criatividade e da capacidade para resolver problemas e promover melhores tomadas de decisão ambientais (Erickson & Ernst, 2011; Faber & Kuo, 2009; Fjørtoft, 2001; White & Stoecklin, 2008). Para além dos benefícios na saúde, no desenvolvimento social, emocional e na consciência ambiental, há benefícios cognitivos associados a uma oferta educativa de cariz ambiental que promova o contacto direto e regular das crianças com a natureza (Godbay, 2009; Wells, 2000). Pretendemos com esta comunicação apresentar um programa que visa complementar a atual oferta educativa para crianças entre os 3 e os 5 anos. Trata-se de um projeto piloto cujo público-alvo são crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e que pretende implementar, desenvolver e avaliar um programa educativo, que articula a educação pré-escolar, a educação ambiental e a educação para a saúde, em regime outdoor | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47354 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | De Facto Editores | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | serviço educativo outdoor | pt_PT |
dc.subject | saúde e ambiente | pt_PT |
dc.title | A floresta como espaço de aprendizagem : um complemento à oferta educativa para a infância | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | [Santo Tirso] | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 233 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 224 | pt_PT |
oaire.citation.title | O governo das escolas | pt_PT |
person.familyName | Silvério do Vale | |
person.familyName | Coelho | |
person.givenName | Vera Maria Silvério do Vale | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | AA1F-5E69-3F28 | |
person.identifier.ciencia-id | AF10-7C21-411A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5625-5497 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa | |
relation.isAuthorOfPublication | f1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa |