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As atitudes dos pares face à inclusão de crianças com desenvolvimento atípico:

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Abstract(s)

O presente Relatório Final diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2019/2020, que corresponde à última etapa de formação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, Campus de Almada. O meu está dividido em quatro áreas: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II) e na Participação na Escola e Relação com a Comunidade (Área III), onde relato todas as atividades desenvolvidas, as experiências vivenciadas e obstáculos ultrapassados durante o estágio, justificando cientificamente as escolhas tomadas e as suas intencionalidades. Relativamente, ao Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida (Área IV), o objetivo do estudo foi analisar as atitudes dos pares face à inclusão de crianças com desenvolvimento atípico (DA): em função dos ciclos de estudo. Participaram 285 alunos sem DA (145♂ e 140♀) com idades compreendidas entre 9 e os 14 anos (M=14,3 e DP=3,09 anos) do 2º (81=33♂ e 48♀) e 3º (57♂ e 35♀) do ensino básico e secundário (55♂ e 57♀), de uma escola pública no concelho do Funchal. Foi utilizada uma versão reduzida do Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps (Rosenbaum et al., 1986), adaptada para Português por Dias, et al, (2016), que avalia as atitudes dos pares face às crianças com DA nos ciclos de ensino, nas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva. A ANOVA não revelou diferenças estatisticamente significativas quando se compararam os ciclos em nenhuma das dimensões, o que refuta os resultados observados na literatura. Assim, é possível que as práticas inclusivas estejam em atualização e, ao mesmo tempo numa mudança para atitudes mais promotoras da aceitação, de envolvimento e de inclusão de crianças e adolescentes com DA na escola.

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Atitudes Pares Inclusão Crianças desenvolvimento atípico Escola

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