Repository logo
 
Publication

O conselho de cooperação como promotor do desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastro, Helena
dc.contributor.advisorSilva, Marlene
dc.contributor.authorCorreia, Patrícia
dc.date.accessioned2020-08-27T15:38:53Z
dc.date.available2020-08-27T15:38:53Z
dc.date.issued2020-07-24
dc.description.abstractEste relatório final reflete a dimensão investigativa realizada no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, evidencia-se um estudo empírico sobre uma das componentes/atividades da estrutura organizativa do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM): Organização e gestão cooperada em Conselho de cooperação educativa. Este estudo tem como finalidade compreender de que forma o Conselho de cooperação educativa é promotor do desenvolvimento sociomoral das crianças e da participação ativa das crianças no momento do planeamento e avaliação. A recolha de dados foi realizada através de guiões de entrevistas às docentes cooperantes e às crianças de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação. A análise dos resultados permitiu perceber a opinião das docentes e das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação e a participação das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo durante o momento do Conselho. Assim sendo, permitiu compreender também, o seu contributo no desenvolvimento sociomoral dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise da leitura do Diário de turma realizada nos momentos do Conselho.pt_PT
dc.identifier.tid202509036pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33228
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConselho de cooperaçãopt_PT
dc.subjectDiário de turmapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sociomoralpt_PT
dc.subjectPlaneamento e avaliaçãopt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.titleO conselho de cooperação como promotor do desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Patrícia Mendes Correia.pdf
Size:
4.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format