Publication
O conselho de cooperação como promotor do desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Castro, Helena | |
| dc.contributor.advisor | Silva, Marlene | |
| dc.contributor.author | Correia, Patrícia | |
| dc.date.accessioned | 2020-08-27T15:38:53Z | |
| dc.date.available | 2020-08-27T15:38:53Z | |
| dc.date.issued | 2020-07-24 | |
| dc.description.abstract | Este relatório final reflete a dimensão investigativa realizada no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, evidencia-se um estudo empírico sobre uma das componentes/atividades da estrutura organizativa do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM): Organização e gestão cooperada em Conselho de cooperação educativa. Este estudo tem como finalidade compreender de que forma o Conselho de cooperação educativa é promotor do desenvolvimento sociomoral das crianças e da participação ativa das crianças no momento do planeamento e avaliação. A recolha de dados foi realizada através de guiões de entrevistas às docentes cooperantes e às crianças de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação. A análise dos resultados permitiu perceber a opinião das docentes e das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação e a participação das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo durante o momento do Conselho. Assim sendo, permitiu compreender também, o seu contributo no desenvolvimento sociomoral dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise da leitura do Diário de turma realizada nos momentos do Conselho. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202509036 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33228 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Conselho de cooperação | pt_PT |
| dc.subject | Diário de turma | pt_PT |
| dc.subject | Crianças | pt_PT |
| dc.subject | Participação | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento sociomoral | pt_PT |
| dc.subject | Planeamento e avaliação | pt_PT |
| dc.subject | Docentes | pt_PT |
| dc.title | O conselho de cooperação como promotor do desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Patrícia Mendes Correia.pdf
- Size:
- 4.72 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
