Repository logo
 
Publication

Cordofones tradicionais madeirenses em música pop

dc.contributor.advisorGodinho, José Carlos
dc.contributor.authorCâmara, Simão Gabriel Rodrigues
dc.date.accessioned2015-05-14T10:28:02Z
dc.date.available2015-05-14T10:28:02Z
dc.date.issued2015-04
dc.date.submitted2015-05
dc.description.abstractEste projeto teve como principal intuito proporcionar aos jovens a execução de cordofones tradicionais madeirenses (braguinha, rajão e viola de arame) com recurso ao repertório pop como elemento motivador, rentabilizando-se o grau de aceitação deste tipo de música junto dos alunos. O trabalho desenvolvido assenta na exploração das potencialidades da fusão musical (Moniz, 2011), bem como na valorização do recurso às aprendizagens de caráter informal (Green, 2000; 2002; 2006; 2008), explorando-se igualmente o conceito de professor-músico e o seu papel enquanto modelo (Swanwick, 2003) e enquanto agente motivador e promotor da conjugação da vertente pedagógica, didática e relacional (Adams, 2001). Em paralelo com a execução deste projeto educativo, implementado numa turma de 8.º Ano da Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva, foi desenvolvido um trabalho de investigação de caráter qualitativo, visando verificar as aprendizagens musicais e sociais desenvolvidas pelos jovens, bem como as suas perceções sobre os cordofones tradicionais. Os resultados decorrentes da investigação levada a cabo revelaram a aquisição de aprendizagens musicais significativas por parte dos jovens, em contexto de música de conjunto, com recurso à simbiose entre cordofones tradicionais e repertório pop. É de realçar igualmente, no âmbito das aprendizagens sociais, a valorização da colaboração/entreajuda como forma de consecução de objetivos coletivos e da importância da dupla função professor/músico profissional para o sucesso do processo ensino/aprendizagem, com benefícios não só de âmbito didático e pedagógico, mas também no que se refere às relações interpessoais. No âmbito das perceções, verifica-se que a fusão musical se assume como uma forma de melhorar a imagem dos cordofones tradicionais madeirenses junto dos jovens.por
dc.description.abstractThe aim of this project was to allow young people to play traditional chordophones from Madeira Island (“braguinha”, “rajão” and wire guitar), using the pop register as motivation, which allowed the acceptation of this kind of music by students. The developed work was based on exploiting the potential of musical fusion (Moniz; 2011), as well as in valuing the use of informal learning (Green, 2002; 2006; 2008), also exploring the concept of teacher-musician and its role as a model (Swanwick, 2003) and as a motivator and promoter of pedagogical, didactic and relational combination (Adams, 2001). In parallel with the execution of this educational project, implemented in an 8th grade class from Dr. Ângelo Augusto da Silva School, a qualitative research work was developed, in order to verify the musical and social learning in young people, as well as their perceptions about the traditional chordophones. Research outcomes reveal the acquisition of significant musical learning for young people in group, using the symbiosis of traditional chordophones and pop repertoire. It should also be noted, the enhancement of cooperation/mutual help, in social learning, as a mean of achieving collective goals and the importance of the teacher/professional musician dual function for the teaching/learning process success, with benefits, not only of didactic and pedagogical framework, but also with regard to interpersonal relationships. In perceptions context, it was concluded that the musical fusion is assumed as a way of improving young people image of Madeiran traditional chordophones.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid201604388
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8623
dc.language.isoporpor
dc.subjectCordofones tradicionaispor
dc.subjectRepertório poppor
dc.subjectFusão musicalpor
dc.subjectAprendizagens musicaispor
dc.subjectPapel do professorpor
dc.subjectAprendizagens musicais e sociaispor
dc.subjectPerceçõespor
dc.subjectTraditional chordophonesen
dc.subjectPop repertoireen
dc.subjectMusical fusionen
dc.subjectInformal learningen
dc.subjectTeacher's roleen
dc.subjectMusical and social learningen
dc.subjectPerceptionsen
dc.titleCordofones tradicionais madeirenses em música poppor
dc.title.alternativeaprendizagens e perceçõespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Musical no Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 32
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Simão Câmara.pdf
Size:
695.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autorização_1.jpeg
Size:
244.46 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autorização_2.jpeg
Size:
341.08 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autorização_3.jpeg
Size:
284.88 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autorização_4.jpeg
Size:
268.79 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: