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Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional

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O trabalho que nos propomos elaborar tem em consideração os obje􀆟vos definidos; trabalhou-se com uma amostra de 10 crianças em idade pré-escolar, avaliando a capacidade que as mesmas demonstram para iden􀆟ficar, reconhecer e interligar diferentes emoções perante os es􀆡mulos que as desencadeiam. Para isso, foi u􀆟lizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE). Este teste pretende avaliar o conhecimento emocional das crianças, ques􀆟onando as mesmas em três subescalas diferentes, recorrendo para isso, às expressões faciais, comportamentos e situações emocionais demonstradas por estas. Neste contexto, houve necessidade de abortar os conceitos de Emoções, Competências Socioemocionais e Inteligência Emocional, correlacionando-os com as fases do desenvolvimento emocional em que as crianças da amostra em estudo se encontram. Os resultados ob􀆟dos, no pré-teste, permitem concluir que é na 1ª infância que as crianças adquirem maior desenvolvimento emocional, obtendo-se uma média da Perceção Emocional Correta (PEC) de 25 pontos. No pós-teste, após a implementação programa Social and Emocional Learning (SEL), a média PEC foi consideravelmente superior, podendo-se inferir da sua eficácia em crianças em idade pré-escolar.
The work we propose to carry out takes into account the defined objec􀆟ves; We worked with a sample of 10 preschool-aged children, evalua􀆟ng their ability to iden􀆟fy, recognize and connect different emo􀆟ons in the face of the s􀆟muli that trigger them. For this, the Emo􀆟onal Knowledge Assessment Scale (EACE) was used. This test aims to assess children's emo􀆟onal knowledge, ques􀆟oning them on three different subscales, using facial expressions, behaviors and emo􀆟onal situa􀆟ons demonstrated by them. In this context, there was a need to abort the concepts of Emo􀆟ons, Socio-emo􀆟onal Skills and Emo􀆟onal Intelligence, correla􀆟ng them with the stages of emo􀆟onal development in which the children in the sample under study find themselves. The results obtained in the pre-test allow us to conclude that it is in early childhood that children acquire greater emo􀆟onal development, obtaining an average Correct Emo􀆟onal Percep􀆟on (PEC) of 25 points. In the post-test, a􀅌er implemen􀆟ng the Social and Emo􀆟onal Learning (SEL) program, the PEC average was considerably higher, which can be inferred from its effec􀆟veness in preschool children

Description

Keywords

Crianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE. Children; Emo􀆟ons; Preschool; Socioemo􀆟onal Competence; Educa􀆟on; SEL; EACE.

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