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Abstract(s)
O presente relatório descreve as atividades realizadas no estágio realizado no Centro de
Recrutamento da Força Aérea, no âmbito da componente não letiva do mestrado em
Gestão de Recursos Humanos.
Tendo em consideração que o número de candidaturas tem diminuído de forma
significativa durante os últimos anos, o objetivo principal do estágio era contribuir para
a melhoria do processo de recrutamento, por forma a aumentar o número de candidatos,
através da identificação de causas que estejam na origem de falta de candidatos,
identificação de aspetos que podem ser melhorados, adaptação da estratégia de
employer branding utilizada e das atividades do Dia da Defesa Nacional às
especificidades da nova geração, e adaptação das condições de admissão e do processo
de recrutamento às características da sociedade atual.
Para tal, realizou-se um questionário inicial para identificar eventuais causas desta
conjuntura e, posteriormente, adaptou-se a estratégia de employer branding das Forças
Armadas para o contexto da Força Aérea Portuguesa, a qual inclui tanto a componente
do recrutamento (recrutar), como da retenção (reter) e da reinserção (reinserir) dos
militares no mercado de trabalho.
A presente estratégia de employer branding foi motivo de discussão dentro da
organização, levando a que alguns pontos fossem analisados e adaptados. Assim, é
possível considerar que o presente trabalho foi positivo, auxiliando na consolidação de
conhecimentos em contexto organizacional.
Description
Keywords
Gestão de recursos humanos Recrutamento e seleção Employer branding Forças armadas Força aérea portuguesa
