Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Expansão de conteúdo do canal de Youtube @compassomusica para outros media digitais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Final Valter Guia.pdf11.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto surge da necessidade de alargar a presença digital do canal Compasso Música, um espaço criado com o objetivo de registar e partilhar as performances musicais de crianças e jovens em contexto educativo. Inicialmente desenvolvido no YouTube, o canal tem vindo a ganhar visibilidade, mas a sua expansão para outras plataformas tornou-se essencial para acompanhar as tendências atuais de consumo de conteúdos e potenciar o seu alcance junto de novos públicos. O criador e gestor do canal é o autor deste projeto, e através da sua expansão, o autor procura a angariação e fidelização de novos clientes para as suas aulas, e estúdio. Começamos com uma análise das dinâmicas das redes sociais em 2024, nomeadamente ao nível dos YouTube Shorts, Instagram e TikTok, e com essa base, traçámos uma estratégia de comunicação digital que pretende não só aumentar a visibilidade do canal, mas também perceber o seu papel motivacional junto dos alunos e participantes. O projeto envolve uma abordagem prática, com planeamento de conteúdos, calendarização de publicações, e a criação de materiais audiovisuais adaptados a cada plataforma, mas com um forte foco na componente pedagógica e artística. Esta investigação pretende criar pontes entre o ensino da música e o universo digital, e promover a valorização do talento de jovens artistas, incentivando-os a atingir novos objetivos com entusiasmo e confiança.
This project stems from the need to expand the digital presence of “Compasso Música”, a platform created to record and share musical performances by children and young people in educational contexts. Originally developed on YouTube, the channel has been gaining visibility, but its expansion to other platforms has become essential to keep pace with current content consumption trends and to broaden its reach to new audiences. The author began with an analysis of social media dynamics in 2024, particularly focusing on YouTube Shorts, Instagram, and TikTok. Based on that, a digital communication strategy was outlined, aiming not only at increasing the channel’s visibility but also at understanding its motivational impact on students and participants. The project takes on a practical approach, involving content planning, publication scheduling, and the creation of audiovisual materials tailored to each platform, always with a strong emphasis on the pedagogical and artistic components. This research aims to build bridges between music education and the digital world, and to promote the value of young artists’ talent by encouraging them to reach new goals with enthusiasm and confidence.

Description

Keywords

Social media Comunicação digital Comunicação multimédia Gestão de conteúdo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence