Repository logo
 
Publication

A igreja de Santo António de Lisboa e o turismo religioso italiano

dc.contributor.authorTendeiro, Isabel Leonor Gonçalves Santos
dc.date.accessioned2012-07-20T15:11:29Z
dc.date.available2012-07-20T15:11:29Z
dc.date.issued2010-04
dc.description.abstractA religião constituiu desde sempre a expressão espiritual de todas as civilizações e a ela se deve uma das formas mais antigas de Turismo, isto é, a peregrinação. Actualmente, a motivação religiosa tem levado milhões de pessoas, em todo o mundo, a movimentarem-se num universo sagrado, traduzindo a sua importância no Turismo mundial. A religião é, assim, uma das componentes da história e da identidade colectivas, não só da comunidade local receptora, mas também do visitante, cujas convicções pessoais influenciam necessariamente as suas atitudes e comportamentos. O Turismo Religioso encontra-se profundamente ligado ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico, ou seja, os destinos religiosos estão associados a lugares sagrados, onde existam relatos da manifestação de uma divindade, ou da vida de pessoas declaradas santas. Exemplo disso, são os destinos da Religião Cristã, em particular da Igreja Católica, tais como: Santiago de Compostela (lugar das peregrinações europeias medievais, impulsionado com a descoberta das relíquias do Apóstolo Tiago); Fátima e Lourdes (locais das aparições de Nossa Senhora a jovens pastorinhos); Lisieux (centro de devoção à espiritualidade da jovem Teresa Martin); Cidade do Vaticano (o Apóstolo Pedro terá sido sepultado onde se encontra hoje a Basílica com o seu nome). Com efeito, o património constitui o factor de conjugação da cultura e da religião, tornando difícil a delimitação do Turismo Religioso do Turismo Cultural, o que levou a que, neste estudo, a preocupação se centrasse numa abordagem teórica dos aspectos culturais do Turismo Religioso. Neste sentido, pretende analisar-se a Igreja de Santo António de Lisboa, no âmbito do Turismo Religioso, e perceber até que ponto a sua forte ligação a Santo António pode potenciar o destino turístico de Lisboa, e convertê-lo num destino religioso, já não ancorado ao Santuário de Fátima, centro de peregrinação nacional por excelência, mas com capacidade de atracção por si mesmo, sobretudo, a nível do mercado italiano. Para tal, irá estudar-se, numa óptica da procura, a motivação da deslocação dos grupos de turistas religiosos/peregrinos, provenientes de Itália, na visita à Igreja de Santo António de Lisboa, e numa perspectiva da oferta, as potencialidades e fragilidades deste lugar religioso, com vista a compreender a sua importância, através da relação de causalidade entre o nível de atractividade do recurso e o seu poder de influência na escolha do tour. Diante de uma temática tão complexa e abrangente, como é o Turismo Religioso, este estudo, consciente das suas limitações e vulnerabilidades, pretende responder a um grande desafio, isto é, constituir um contributo válido para o desenvolvimento e a consolidação de um produto turístico nacional consistente, diversificado e devidamente reconhecido.por
dc.description.abstractThe religion has always been the spiritual expression of all cultures and it is one of the oldest forms of tourism, for example, the pilgrimage. Nowadays, the religious motivation has led millions of people around the world, to move in a sacred universe, reflecting its importance in the world tourism. Thus, religion is one of the components of the collective history and identity, not only of the receiving local community, but also visitors, whose personal beliefs necessarily influence their attitudes and behaviours. Religious Tourism is deeply connected to the religious calendar of the receiving destination of the tourist flow, for instance, the religious destinations are associated with sacred places, where there are reports of the expression of a deity, or the lifetime of persons declared holy. Examples of this are the following destinations of the Christian Religion, particularly the Catholic Church, such as: Santiago de Compostela (place of an European medieval pilgrimage, driven by the discovery of the Apostle James’ relics); Fatima and Lourdes (places of the apparitions of Our Lady to young shepherds); Lisieux (centre of devotion to the spirituality of the young Therese Martin); the Vatican City (the Apostle Peter has been buried where is today the Basilica bearing the same name). Indeed, the heritage is the combination link between culture and religion, making difficult the definition of Religious Tourism and Cultural Tourism, which aspect has led the main concern of this study to focus on the cultural aspects of the Religious Tourism. Therefore, this research aims to study the Church of Saint Anthony of Lisbon, as part of the Religious Tourism, and realize the extent to which its strong ties to Saint Anthony can enhance the tourist destination of Lisbon, and convert it into a religious one, as not anchored to the Shrine of Fatima, the religious centre of excellence at the national level, but with attractiveness by itself, especially for the Italian market. Hence, the present study will analyse, from the perspective of demand, the specific motivation in visiting the Church of Saint Anthony of Lisbon, by groups of religious tourists/pilgrims from Italy; and from a supply point of view, the strengths and weaknesses of this religious place, in order to understand its importance, through a causal relationship between the level of attractiveness of the resource and its influence on the choice of the tour. Finally, facing such complex and comprehensive subject as the Religious Tourism, this research, aware of its limits and vulnerabilities, aims to answer to a great challenge, which is to be a valid contribution to the development and consolidation of a consistent, diverse and duly recognized national touristic product.ing
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2416
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estorilpor
dc.subjectTurismo religiosopor
dc.subjectIgreja de Santo António de Lisboapor
dc.subjectReligious tourismpor
dc.subjectChurch of Santo António of Lisbonpor
dc.titleA igreja de Santo António de Lisboa e o turismo religioso italianopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEstorilpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos.por

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2010.04.016_.pdf
Size:
991.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: