Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Concerto encenado em classe de conjunto: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 3ยบ ciclo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente projeto centrou-se na produรงรฃo de um concerto encenado em contexto de classe de conjunto, no รขmbito do ensino especializado de mรบsica, e procurou motivar os alunos para a mรบsica de conjunto e para a atuaรงรฃo pรบblica, atravรฉs de processos criativos e potenciadores de aprendizagens musicais e sociais. Desta forma, a discussรฃo teรณrica aproxima os conceitos do desenvolvimento musical, artรญstico e social, em processos de criaรงรฃo, audiรงรฃo, interpretaรงรฃo e interaรงรฃo entrepares e com o pรบblico, segundo perspetivas de referรชncia, tais como Swanwick, Gordon, Vigotsky, bem como Godinho, Palheiros e Vasconcelos. O projeto realizou-se na Escola de Ensino Bรกsico e Secundรกrio da Bemposta, Portimรฃo, com uma turma de 7.ยบ ano do ensino especializado de mรบsica, envolvendo um conjunto de aprendizagens, experiรชncias e interaรงรตes ligadas ร  criaรงรฃo e ร  interpretaรงรฃo de quatro obras musicais e ร  encenaรงรฃo de um concerto pรบblico. A investigaรงรฃo desenvolvida realรงa o potencial educativo do processo de construรงรฃo do concerto encenado. Os principais resultados apontam para uma alteraรงรฃo do prรณprio conceito de mรบsica por parte dos jovens e, tambรฉm, para uma valorizaรงรฃo das atividades de criaรงรฃo em conjunto, que promovem um vasto leque de aprendizagens.
This project was focused on the production of a staged concert in the context of music ensemble, within the specialized musicโ€™s teaching, and it seeked to motivate students to music ensemble and public performance through creative processes and enhancers of musical and social learning. Thus, the theoretical discussion approaches the concepts of musical, artistic and social development, in the process of creating, listening, performance and interaction between pairs and with the public, according to reference perspectives, such as Swanwick, Gordon, Vygotsky and Godinho, Palheiros and Vasconcelos. The project took place at Bempostaโ€™s Basic and Secondary School in Portimรฃo, with a group of 7th gradeโ€™s students of specialized musicโ€™s education, involving several learnings, experiments and interactions related to the creation and interpretation of four musical works and the staging of a public concert. The developed investigation enhances the educational potential of the construction of a staged concert process. The main results lead to a change in the concept of music for young people, and also for an appreciation of creating activities together, promoting a wide range of learning.

Description

Mestrado em Ensino de Educaรงรฃo Musical no Ensino Bรกsico

Keywords

Concerto encenado Mรบsica de conjunto Criaรงรฃo Aprendizagem musical Relatรณrio de projeto de investigaรงรฃo Relatรณrio de estรกgio Staged concert Music ensemble Creation Music learning

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educaรงรฃo, Instituto Politรฉcnico de Setรบbal

CC License