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A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento

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O presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema da marca e o processo referente à sua construção gráfica, correlacionado a natureza dos seus elementos gráficos com a construção de uma identidade, representação e consequente posicionamento em determinados segmentos de mercado da indústria da moda. Analisam-se as características e os elementos gráficos utilizados pelas marcas e uma possível relação com cada um desses segmentos, considerando-se que estes elementos formais, influenciam a personalidade das marcas, pois concorrem para a sua identidade como um todo, veiculando valores e ideologias. Abordam-se temas relacionados com a evolução da história da marca, assinalando-se o estudo e a relação significativa com o campo da semiótica como sendo a área que estuda a construção de significados. Destaca-se a relação entre corporação, marca e identidade, definindo- se aspetos tangíveis e intangíveis relativos à identidade da marca de moda. Analisa-se o comportamento e comunicação da marca de acordo com os efeitos da era digital, perante uma indústria da moda marcada pelo hiperconsumo e, por fim, discorre-se sobre a segmentação da marca na indústria da moda e os seus respetivos setores e níveis, apresentando- se o estudo da análise dos elementos que constituem a comunicação gráfica de marcas na referida indústria. Esse estudo resultou num anexo que compreende a catalogação e análise de cem marcas da indústria da moda, segundo o critério de classificação por segmentos de mercado — Haute Couture, High-End Fashion, Middle Market, Mass Market e Value Market — definindo assim o posicionamento das mesmas. Estas marcas foram selecionadas tendo como parâmetro a dimensão da sua implantação em grandes superfícies comerciais. O enquadramento deste estudo permite compreender os elementos utilizados pelas marcas de moda na construção da sua comunicação gráfica, nomeadamente a tipografia, o nome, a marca gráfica, a cor, a denominação de origem e assinatura, de forma a contextualizar uma perspetiva visual sobre a forma como as mesmas são estruturadas e como agregam os elementos gráficos para representar conceitos, valores ou ideologias de identidade. Simultaneamente, permite compreender qual o impacto desses elementos na comunicação visual das marcas na indústria da moda, qual a relação do significado das mesmas relativamente ao segmento em que se inserem e de que forma estas características são reproduzidas reiteradamente por outras marcas que pretendem inserir-se em novos segmentos de mercado.

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Marca de Moda Semiótica Corporação Identidade Comunicação Visual e Posicionamento

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