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Abstract(s)
O presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema da marca e o processo referente
à sua construção gráfica, correlacionado a natureza dos seus elementos gráficos com a
construção de uma identidade, representação e consequente posicionamento em determinados
segmentos de mercado da indústria da moda. Analisam-se as características e os elementos
gráficos utilizados pelas marcas e uma possível relação com cada um desses segmentos,
considerando-se que estes elementos formais, influenciam a personalidade das marcas, pois
concorrem para a sua identidade como um todo, veiculando valores e ideologias.
Abordam-se temas relacionados com a evolução da história da marca, assinalando-se o
estudo e a relação significativa com o campo da semiótica como sendo a área que estuda a
construção de significados. Destaca-se a relação entre corporação, marca e identidade, definindo-
se aspetos tangíveis e intangíveis relativos à identidade da marca de moda.
Analisa-se o comportamento e comunicação da marca de acordo com os efeitos da era digital,
perante uma indústria da moda marcada pelo hiperconsumo e, por fim, discorre-se sobre
a segmentação da marca na indústria da moda e os seus respetivos setores e níveis, apresentando-
se o estudo da análise dos elementos que constituem a comunicação gráfica de marcas
na referida indústria. Esse estudo resultou num anexo que compreende a catalogação e análise
de cem marcas da indústria da moda, segundo o critério de classificação por segmentos de
mercado — Haute Couture, High-End Fashion, Middle Market, Mass Market e Value Market —
definindo assim o posicionamento das mesmas. Estas marcas foram selecionadas tendo como
parâmetro a dimensão da sua implantação em grandes superfícies comerciais.
O enquadramento deste estudo permite compreender os elementos utilizados pelas marcas
de moda na construção da sua comunicação gráfica, nomeadamente a tipografia, o nome, a
marca gráfica, a cor, a denominação de origem e assinatura, de forma a contextualizar uma
perspetiva visual sobre a forma como as mesmas são estruturadas e como agregam os elementos
gráficos para representar conceitos, valores ou ideologias de identidade.
Simultaneamente, permite compreender qual o impacto desses elementos na comunicação
visual das marcas na indústria da moda, qual a relação do significado das mesmas relativamente
ao segmento em que se inserem e de que forma estas características são reproduzidas
reiteradamente por outras marcas que pretendem inserir-se em novos segmentos de mercado.
Description
Keywords
Marca de Moda Semiótica Corporação Identidade Comunicação Visual e Posicionamento