Publication
O processo de profissionalização: relato de um percurso formativo: relatório final
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.author | Lopes, Marta Patrícia Lourenço | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T10:08:09Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T10:08:09Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Num ciclo de estudos que possui a duração de apenas um ano lectivo e que visa a profissionalização em Educação Pré-Escolar, a vertente prática, interligada com os conteúdos leccionados ao longo do percurso académico, possui um carácter de extrema importância. Dada a abrangência de matérias abordadas no 1º ciclo de estudos (licenciatura em Educação Básica), a especificação de uma área de intervenção em educação, possível neste Mestrado, permitiu a aquisição de novas competências e conhecimentos que, até à data, eram pouco desenvolvidos e trabalhados. A actuação prática, com o devido suporte das docentes de Prática Educativa, permitiu a aprendizagem pela acção, tendo sido possível colocar em prática e reflectir acerca daquilo que foi aprendido e dos resultados daí obtidos. Ainda assim, sem a interiorização de um papel de investigador/a, esta aprendizagem pouco se traduzirá em mudanças no quotidiano educativo das crianças e na própria prática, seja actual ou futuramente, ao ser exercida a profissão. Numa época em que, constantemente, surgem instrumentos de auxílio cada vez mais rigorosos, que nos apoiam em diversos campos como a avaliação e organização, torna-se essencial a adopção de uma postura em que os profissionais da educação tenham abertura para (re)aprender, reflectir e (re)avaliar as suas práticas, considerando sempre seu objectivo proporcionar experiências novas e que, principalmente, se adeqúem às necessidades demonstradas pelas crianças. Abandonar a ideia de que o adulto é quem sabe o que é melhor para as crianças, e tornar-se um guia das necessidades e interesses manifestados por elas, constitui-se um ponto de partida indispensável e decisivo na educação pré-escolar. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14662 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.title | O processo de profissionalização: relato de um percurso formativo: relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |