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Abstract(s)
O principal objetivo deste trabalho académico para conclusão de Mestrado é a aplicabilidade da metodologia Balanced Scorecard (BSC) numa pequena e média empresa (PME) do ramo imobiliário habitacional, setor que, em Portugal, apresenta ainda uma reduzida cultura de gestão estratégica e um déficit de competitividade organizacional.
A conceção e implementação do BSC potencia o alinhamento do plano estratégico com as atividades operacionais, sendo expresso num mapa estratégico que permite perceber os objetivos (financeiros e não financeiros), iniciativas, indicadores e metas para cada umas das quatro perspetivas. Possibilita também a avaliação global do desempenho da empresa e do grau de cumprimento efetivo da sua estratégia.
Para a execução deste estudo, assinala-se a revisão da literatura associada à gestão estratégica e à implementação do BSC.
Recorrendo a uma abordagem qualitativa, a metodologia assenta nas pesquisas bibliográfica e documental e no estudo de caso. Através de entrevistas informais à Administração e colaboradores e da observação direta de procedimentos, foi possível recolher, em fontes variadas, informação para proceder à análise interna e externa, identificar os fatores críticos de sucesso (FCS) e, posteriormente, desenhar os Indicadores-Chave de Desempenho (KPI’s).
Os resultados obtidos permitem concluir que o BSC melhora o desempenho da empresa e complementa a informação financeira com as demais perspetivas que lhe acrescentam valor, podendo servir de referencial para diferenciais competitivos na sua intervenção no mercado imobiliário.
O estudo apresenta limitações ao nível da implementação e abrangência do BSC, mas que são suscetíveis de gerar oportunidades de melhoria e concretização futura.
Description
Keywords
Balanced Scorecard caso de estudo controlo estratégico gestão estratégica Pequenas e Médias Empresas
