Repository logo
 
Publication

Trabalho colaborativo entre o professor titular de turma e o professor de Educação Especial face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorPanaças, Luísa
dc.contributor.authorFigueira, Vanda de Jesus Sardinha
dc.date.accessioned2018-06-05T01:19:35Z
dc.date.available2018-06-05T01:19:35Z
dc.date.issued2018-05-09
dc.description.abstractEsta dissertação intitulada “Trabalho Colaborativo entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Educação Especial face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais” aborda as práticas colaborativas entre os professores titulares de turma e professores de educação especial, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, num concelho do Alto Alentejo. A metodologia de pesquisa que norteou a recolha de dados foi a mista, com recurso ao inquérito por questionário, 36 docentes no total,18 docentes titulares de turma e 18 docentes de educação especial (9 de cada grupo de docência e de cada agrupamento), a aulas observadas, numa turma de um dos agrupamentos e à análise documental dos Regulamentos Internos e Projetos Educativos dos Agrupamentos do nosso estudo. Os resultados apontam que para além da inclusão há uma preocupação em colaborar, articular, adaptar as atividades em função dos alunos com necessidades educativas especiais, para a concretização real de uma Escola para Todos, admitindo que a troca de experiências, ideias e estratégias são importantes para o enriquecimento de todos. Os docentes titulares de turma necessitam de formação inicial e contínua, no âmbito das necessidades educativas especiais. É também necessário mais investigação em observação direta, em sala de aula, para se verificar se existe uma inclusão efetiva.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation, entitled "Collaborative Work between the Regular Teacher and the Special Education Teacher to the Inclusion of Students with Special Educational Needs", addresses the collaborative practices between regular teachers and special education teachers from the First Cycle of Basic Education, in a municipality of Alto Alentejo. The research methodology that guided the data collection was the mixed one, using the questionnaire survey, 36 teachers, 18 regular teachers and 18 special education teachers (9 from each teaching group and from each school), the classroom observation in a school and the documentary analysis of the Internal Regulations and Educational Projects of each school. The results show that in addition to inclusion there is a concern to collaborate, to articulate, to adapt the activities according to the students with special educational needs, to the real realization of a School for All, admitting that the exchange of experiences, ideas and strategies are important for the enrichment of all. Classroom teachers need initial and continuing training in the context of special educational needs. Further observation, in the classroom, research is also needed to see if there is effective inclusion.pt_PT
dc.identifier.tid201914018pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23027
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecteducação especialpt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectprofessorpt_PT
dc.subjectcolaboraçãopt_PT
dc.subjectspecial educationpt_PT
dc.subjectspecial educational needspt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectteacherpt_PT
dc.subjectcollaborationpt_PT
dc.titleTrabalho colaborativo entre o professor titular de turma e o professor de Educação Especial face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial. Especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vanda Figueira - Tese.pdf
Size:
4.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: