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Os estereótipos femininos e a comunicação publicitária dos jogos eletrônicos

dc.contributor.advisorLima, Edirlei Soares de
dc.contributor.advisorCunha, Adelino Filipe Saraiva da
dc.contributor.authorSantos, Karen Pinto
dc.date.accessioned2021-02-05T17:45:47Z
dc.date.available2021-02-05T17:45:47Z
dc.date.issued2020-11
dc.description.abstractOs jogos eletrônicos são conhecidos há tempos pela sociedade. Muitos os utilizam como entretenimento ou até mesmo instrumento de trabalho. Com a evolução dos jogos, podemos cada vez mais imergir em um universo real através de uma tela digital que nos possibilita uma experiência única, explorando sensações e sentimentos. Os avanços sociológicos são bastante proeminentes. No entanto, desde o seu surgimento, o mundo dos jogos eletrônicos tem sido majoritariamente associado ao público masculino. Apenas recentemente o avanço da participação das mulheres neste meio começou a destacar-se. Por mérito ao aumento de movimentos feministas e a emancipação das mulheres em todo o mundo tecnológico, o nicho dos jogos eletrônicos vem se tornando mais tolerante a ambos os sexos. Nesse contexto, às mulheres vem ganhando cada vez mais espaço e quebrando quaisquer tipos de estereótipos relacionados ao sexo feminino. A presente dissertação visa explorar o papel da mulher no mundo dos jogos eletrônicos, analisado-o através de estudos históricos do feminismo e questões de gêneros. Busca-se analisar o propósito do molde na construção das personagens femininas e a sua representatividade na publicidade dos jogos.pt_PT
dc.description.abstractDigital games have long been known by society. Many uses them as entertainment or even a work tool. With the evolution of games, we can increasingly immerse ourselves in a real universe through a digital screen that provide us a unique experience, exploring sensations and feelings. The sociological advances are quite prominent. However, since its emergence, the world of digital games has been mostly associated with the male audiences. Only recently the women's participation in this medium has started to stand out. Due to the increase in feminist movements and the emancipation of women throughout the technological world, the niche of digital games has become more tolerant to both sexes. In this context, women are gaining more and more space and breaking any types of stereotypes related to the female sex. This dissertation aims to explore the role of women in the world of digital games and analyze it through historical studies of feminism and gender issues. It aims to analyze the purpose of the mold used in the construction of female characters and their representativeness in the advertising of games.pt_PT
dc.identifier.tid202619516pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35236
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJogospt_PT
dc.subjectEstereótipospt_PT
dc.subjectRepresentação femininapt_PT
dc.subjectGêneropt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.titleOs estereótipos femininos e a comunicação publicitária dos jogos eletrônicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

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Dissertação Karen Pinto Santos - final .pdf
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