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Medir a rendibilidade dos clientes: implementação de um modelo adaptado à empresa OLI Sistemas Sanitários, S A

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Abstract(s)

Atualmente, a maioridade das empresas não está ciente dos custos associados ao relacionamento com os seus clientes. Habitualmente, as empresas imputam os custos dos produtos a cada cliente, contudo, incorrem no erro de não adicionar a esse custo os custos de, por exemplo, venda, marketing, serviços, etc. O objetivo principal deste relatório é apresentar o trabalho desenvolvido no estágio curricular realizado na empresa OLI Sistemas Sanitários, S.A.. Das tarefas desenvolvidas, destacou-se a implementação de um modelo de medição da rendibilidade dos clientes adaptado à empresa. Este modelo utilizou o sistema de custeio Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) visto permitir um cálculo mais preciso e fornecer informações essenciais à definição de estratégias e tomada de decisões dos gestores. Além disso, ajuda na retenção, fidelização e satisfação das necessidades dos clientes. Através desta implementação conseguiu-se apurar os grupos de clientes mais e menos rentáveis bem como combater a teoria de que clientes com maior número de vendas/faturação são os que apresentam maior rendibilidade.

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Keywords

Análise da rendibilidade dos clientes Sistemas de custeio TDABC

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