| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.91 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, a maioridade das empresas não está ciente dos custos associados ao
relacionamento com os seus clientes. Habitualmente, as empresas imputam os custos dos
produtos a cada cliente, contudo, incorrem no erro de não adicionar a esse custo os custos
de, por exemplo, venda, marketing, serviços, etc.
O objetivo principal deste relatório é apresentar o trabalho desenvolvido no estágio
curricular realizado na empresa OLI Sistemas Sanitários, S.A.. Das tarefas desenvolvidas,
destacou-se a implementação de um modelo de medição da rendibilidade dos clientes
adaptado à empresa. Este modelo utilizou o sistema de custeio Time-Driven Activity-Based
Costing (TDABC) visto permitir um cálculo mais preciso e fornecer informações essenciais
à definição de estratégias e tomada de decisões dos gestores. Além disso, ajuda na retenção,
fidelização e satisfação das necessidades dos clientes.
Através desta implementação conseguiu-se apurar os grupos de clientes mais e menos
rentáveis bem como combater a teoria de que clientes com maior número de
vendas/faturação são os que apresentam maior rendibilidade.
Description
Keywords
Análise da rendibilidade dos clientes Sistemas de custeio TDABC
