Publication
O bom professor de educação física:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Willig, Renata | |
dc.contributor.author | Guerra, Gonçalo | |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T15:11:11Z | |
dc.date.available | 2023-07-28T15:11:11Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203334442 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45831 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Comportamentos do professor | pt_PT |
dc.title | O bom professor de educação física: | pt_PT |
dc.title.alternative | percepção dos alunos do agrupamento de escolas de Barrancos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |