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Sistema de ensino, transição societal e práticas educativas estratégicas dos actores sociais : o caso dos alunos de fracos recursos socioeconómicos de Luanda (Angola)

dc.contributor.advisorGrácio, Sérgio Montenegro Miguel
dc.contributor.authorCorreia, Virgilio Gomes
dc.date.accessioned2023-11-09T15:37:32Z
dc.date.available2023-11-09T15:37:32Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste trabalho, centralizado nos subsistemas dos ensinos secundário e superior, examina as práticas educativas estratégicas de alunos detentores de fracos recursos socioeconómicos em Luanda (Angola), no período pós-colonial, em articulação com um conjunto de elementos que constituem as condições de escolarização. A análise destas práticas efectua-se num quadro de referências teóricas inter-relacionadas. Uma abordagem teórica inicial integra (i) os processos de transição (económica e sociopolítica) e de construção de Estado, e (ii) a educação, a análise estratégica e as representações sociais. Outras referências teóricas, incluindo desigualdades sociais e educativas, relação escola-família, projectos e expectativas escolares e sociais, decisão escolar, investimento em educação escolar, são mobilizadas no desenrolar da investigação. Esta fundamentação teórica, de carácter sociológico e focada na perspectiva da sociologia da educação, permite revelar os constrangimentos que condicionam a escolarização dos alunos e a sua qualidade de actores sociais, detentores de capacidades de leitura crítica da realidade escolar, de projecção e antecipação do futuro, e de decisão e acção. A metodologia seguida combina diversos métodos e técnicas. As pesquisas de terreno concretizam-se através da análise de documentos pertinentes (documentos oficiais, bibliografia de carácter monográfico sobre Angola, bibliografia crítica sobre a problemática em estudo) e de dados dos inquéritos por questionários e por entrevistas não-dirigidas (individuais e de grupo) administrados a alunos e, no caso destes últimos, também a técnicos do Ministério da Educação, professores e famílias. Os resultados permitem argumentar que as práticas educativas estratégicas de alunos detentores de fracos recursos socioeconómicos se explicam por factores que constituem as condições de escolarização, elas próprias influenciadas pela forte valorização que os mesmos alunos fazem da educação escolar. Mais especificamente, as condições de escolarização constrangedoras (constrangimentos das realidades económicas, sociopolíticas e educativas do país; debilidades das condições socioeconómicas dos alunos e dificuldades que marcam os seus percursos escolares; representações pouco positivas das suas escolas e das interacções escola-família), a par daquelas outras facilitadoras (ambiciosos projectos/expectativas escolares e profissionais dos alunos), influenciadas pela forte valorização da educação escolar, motivam e promovem decisões e acções de alunos que visam melhorar os seus processos de escolarização e as suas perspectivas profissionais. Os alunos emergem enquanto actores relativamente autónomos e criativos, capazes de cálculo, manipulação e adaptação aos contextos adversos. Este estudo fornece um modelo explicativo que melhora a compreensão das práticas educativas estratégicas de alunos (angolanos) de fracos recursos socioeconómicos, das suas condições de escolarização, e das suas capacidades de influenciarem e transformarem as realidades socioeconómicas, políticas e educativas em que se inserem; identifica um elemento decisivo de resiliência dos alunos aos constrangimentos e desafios que enfrentam no campo do ensino: o forte investimento na educação escolar, traduzido em práticas educativas estratégicas; aponta outras orientações de pesquisas passíveis de melhorar o conhecimento das realidades socioeducativas angolanas, incluindo práticas educativas de outros actores educativos, como famílias e professores.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47928
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectestratégias educativaspt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectalunospt_PT
dc.subjectactores sociaispt_PT
dc.subjecttransição societalpt_PT
dc.subjectLuandapt_PT
dc.subjecteducational strategiespt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.subjectsocial actorspt_PT
dc.subjectstudentspt_PT
dc.subjectsocietal transitionpt_PT
dc.titleSistema de ensino, transição societal e práticas educativas estratégicas dos actores sociais : o caso dos alunos de fracos recursos socioeconómicos de Luanda (Angola)pt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCorreia
person.givenNameVirgilio Gomes
person.identifier.orcid0000-0003-3384-988X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication4c5b00fc-efe8-4126-bea3-9f9661f5d040
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c5b00fc-efe8-4126-bea3-9f9661f5d040
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologia da culturapt_PT

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