Repository logo
 
Publication

Influência do Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor: o caso do Sport Lisboa e Benfica no Instagram

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Mónica
dc.contributor.authorPaiva, Cíntia Maria Ruivo
dc.date.accessioned2024-01-30T15:38:19Z
dc.date.available2024-01-30T15:38:19Z
dc.date.issued2023-10-19
dc.description.abstractO tema da dissertação pretende investigar e compreender os efeitos de técnicas de Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor. É analisado concretamente o caso do Sport Lisboa e Benfica, dado ser um dos mais clubes desportivos em Portugal (Sousa & Vieira, 2018), e, por esse mesmo motivo possui um elevado número de adeptos, e, acordo com Koronios, et all. (2020), os adeptos possuem uma relação forte com os clubes de futebol, o que faz com que adotem mais comportamentos de consumo (Balliauw, Onghena & Mulkens, 2020). Foi efetuada uma análise documental à página de Instagram do Sport Lisboa e Benfica, de modo a compreender a estratégia comunicativa do clube nas redes sociais, assim como uma entrevista semi-estruturada a adeptos dentro da amostra considerada. Após o cruzamento dos dois métodos de análise qualitativa, os resultados foram discutidos e foram sugeridas melhorias para que Sport Lisboa e Benfica fortalecesse ainda mais o vínculo com os seus adeptos.pt_PT
dc.description.abstractThe dissertation's theme aims to investigate and understand the effects of Content Marketing techniques on Consumer Behavior. It specifically analyzes the case of Sport Lisboa e Benfica, as it is one of the most prominent sports clubs in Portugal (Sousa & Vieira, 2018) and, for that reason, has a large number of fans. According to Koronios et al. (2020), football fans have a strong relationship with football clubs, leading them to exhibit more consumption behaviors (Balliauw, Onghena & Mulkens, 2020). A documentary analysis was conducted on Sport Lisboa e Benfica's Instagram page to understand the club's communication strategy on social media. Additionally, semistructured interviews were conducted with fans within the selected sample. After the cross-analysis of these two qualitative research methods, the results were discussed, and recommendations were made to further strengthen the bond between Sport Lisboa e Benfica and its fans.pt_PT
dc.identifier.tid203493176pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49461
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSport Lisboa e Benfica (SLB)pt_PT
dc.subjectMarketing de Conteúdopt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.titleInfluência do Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor: o caso do Sport Lisboa e Benfica no Instagrampt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (EaD)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-GM - Cíntia Paiva.pdf
Size:
59.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: